Anúncio

Agapanto é a flor do amor: saiba como ter em seu jardim

Encha seu jardim de amor e de cor com essa flor!

Anúncio


Continua depois da publicidade

A planta Agapantos popularizou-se no Brasil na década de 50. Desse modo, rapidamente tornou-se uma das plantas mais utilizadas no paisagismo urbano, muito presente nas serras fluminenses com canteiros azulados. Esta é uma planta que exige pouca manutenção, justamente por isso seu uso espalhou-se velozmente, por isso, hoje, terça-feira, 28/12, aqui no Horta e jardim & Cia você verá como ter Agapantos em seu jardim, a flor do amor!

Continua depois da publicidade

Veja também: 5 dicas para eliminar pulgão de flores de forma eficiente e sem riscos

Conheça a flor do amor e como a ter

Agapanto é a flor do amor: saiba como ter em seu jardim.
Agapanto é a flor do amor: saiba como ter em seu jardim. Foto: Canva Pro.

Primeiramente, saiba que o Agapantos é muito famoso como flor do amor. Isso porque a palavra agapanto tem origem em palavras gregas que significam flor do amor, muito interessante, não é? Enquanto “agapanto” deriva do nome científico dele, pertencente ao género Agapanthus.

Continua depois da publicidade

Há uma confusão comum no momento de identificar as flores, pois se identifica majoritariamente como Agapanthus africanus. Entretanto, são quase sempre Agapanthus inapertus, Agapanthus praecox ou híbridos, visto que as espécies se intercruzam nos jardins muito facilmente.

Ciclo de cultivo da Agapantos

Agapanto é a flor do amor: saiba como ter em seu jardim.
Agapanto é a flor do amor: saiba como ter em seu jardim. Foto: Canva Pro.

Saiba que as flores do amor surgem pelo final da primavera e ao longo da estação do verão. Então, são plantas perenes, por isso deve-se repartir e replantar a cada ciclo de quatro anos.

Mas atente-se ao local em que for plantá-la, pois quando plantadas a meia sombra não costumam gerar flores, visto que desenvolve-se melhor quando cultivada com luz solar direta.

Formas de propagação

A priori, a multiplicação de agapanthus geralmente é feita por plantio de bulbos ou mudas, e isso é possível porque se pode repartir as plantas saudáveis da espécie. Se pensa em semear, faça tal processo entre a primavera e o outono, utilizando uma mistura de terra e compostos orgânicos em proporções iguais. Enquanto a multiplicação por divisão de touceiras, opte por dias frescos do fim de inverno, para que quando chegue os dias mais quentes ela já tenha raízes o suficiente.

Agapanto é a flor do amor: saiba como ter em seu jardim.
Agapanto é a flor do amor: saiba como ter em seu jardim. Foto: Canva Pro.

A posteriori, pode-se plantar a variedade agapanthus azul durante o ano inteiro, precisando apenas de um substrato (solo) rico em matéria orgânica, com boa retenção de umidade, em um lugar que permita que ele tenha seu bulbo coberto por uma profundidade de 8 cm, e espaçamentos de 16 centímetros de lado. Depois terá que esperar quase um mês para que a germinação ocorra, com um florescimento esperado entre os meses de outubro e dezembro.

Condições de cultivo

O clima preferido pela flor costuma ficar acima dos 18ºC, crescendo melhor em lugares mais quentes, mas suporta temperaturas mais frias. Sobre a incidência solar, ela ama ter muita luz solar direta, sendo a condição essencial para seu florescimento, apesar de tolerarem ficar em sombra parcial, suas flores não costumam surgir.

Quanto à condição de umidificação do solo, elas gostam de solos úmidos, mas não encharcados, e suportam períodos breves de seca quando adultos.

Gostou de aprender como ter Agapantos em seu jardim? Se você ama artigos como esse, acompanhe nosso site!

Veja também: Torta de mamona: para que serve esse adubo e quando deve ser usado? Saiba agora mesmo

Veja como fazer um BOLINHO DE CHUVA DE CENOURA perfeito, sequinho e crocante!

Carregando comentários aguarde...
...