Anúncio

Cenouras fresquinhas? Saiba agora mesmo como cultivar

Confira dicas práticas e úteis para começar a cultivar cenouras em casa

Anúncio


Continua depois da publicidade

Colher cenouras fresquinhas é uma das melhores formas de aproveitar o melhor dessa raiz tão consumida nas alimentações do cotidiano. E, apesar de não ser todo mundo que faz dessa forma, o cultivo não é nenhum mistério que você não possa aprender. Por isso, veja nessa matéria de hoje, 30 de janeiro de 2022, aqui no Blog Horta, Jardim & Cia, do site Folha Go, o que é necessário para conseguir fazer o cultivo.

Continua depois da publicidade

Veja como ter cenouras fresquinhas

A cenoura é uma das hortaliças mais cultivadas do mundo e, no Brasil e em vários lugares do mundo, faz parte da dieta de quem deseja ter uma alimentação mais saudável e balanceada.

Por isso, cultivar a cenoura é uma opção interessante para quem deseja colher cenouras fresquinhas sempre. E ainda que pareça difícil, dá para fazer esse plantio e cultivo em sua casa. Confira, em seguida, as dicas para regar, adubar e colher a cenoura na sua horta caseira.

Continua depois da publicidade

Confira mais, a seguir: Como cultivar melancia: plantio, crescimento, cuidados e muito mais!

Regras para plantar cenoura

Confira dicas para conseguir cultivar cenouras fresquinhas. Foto: Getty Images / Canva Pro

A primeira regra importante para cultivar cenoura em uma horta caseira é saber que é necessário um espaço relativamente profundo, cerca de 25 centímetros de profundidade, já que se trata de uma raiz tuberosa.

O segundo fator é escolher qual o tipo de cenoura você deseja plantar, já que cada cor representará em determinadas quantidades de nutrientes e substâncias na hortaliça.

Como começar a plantar cenoura

Se você quer fazer o plantio em uma horta caseira para cultivar cenouras, saiba que é possível através de duas maneiras.

A primeira delas é plantando as sementes. Na hora de comprar, consulte para saber se o tipo de cenoura escolhido é o adequado para aquela época do lado. Depois, prepare a terra e faça o plantio com um espaçamento de até 20 centímetros entre as sementes.

A outra forma é plantando restos e folhas da cenoura. Faça um corte de 3 centímetros na folha e deixe de olho por 15 dias na água. Depois, basta plantar a cabeça da cenoura, geralmente descartada, junto com as raízes que vão aparecer junto às folhas.

Atenção ao tempo

Um dos benefícios de plantar cenoura é que o ciclo completo do cultivo é relativamente curto. Aproximadamente entre 3 a 5 meses é o período necessário para sair do plantio até a colheita.

Algumas recomendações após fazer os processos do tópico anterior e plantar a cenoura são: 15 dias após o plantio, retire as mudas que estão próximas umas das outras e, sempre que alguma parte crescer mais para fora da terra, cubra. Nunca deixe exposto.

Depois, tenha atenção com a exposição ao sol, pois isso é fundamental para o desenvolvimento da hortaliça e lembre-se de regar com frequência. A terra precisa estar úmida, mas sem exagerar para não encharcar.

Hora da colheita

A hora ideal de fazer a colher cenouras fresquinhas é a partir de 75 dias após o plantio, podendo chegar a até 120 dias. Uma dica para observar o momento certo da colheita é verificar se as folhas mais antigas estão ficando amareladas. Quando isso acontecer, chegou a hora de se preparar para colher a cenoura.

Leia também: Saiba como plantar jabuticaba no vaso pelo caroço com 5 dicas infalíveis

Os melhores ADUBOS CASEIROS para manter suas PLANTAS LINDAS e SAUDÁVEIS

Carregando comentários aguarde...
...