Anúncio

Como escolher melancia: aprenda a selecionar a mais apetitosa e suculenta

Algumas das principais técnicas para selecionar a melhor melancia

Anúncio


Continua depois da publicidade

Fazer a escolha de uma melancia, para os leigos, quase sempre não é uma tarefa fácil. Por isso na hora de comprar muitos pedem para cortar a mesma. Ou acabam escolhendo pela estética. Hoje, 30 de janeiro de 2022, o Blog Horta, Jardim & Cia do Folha Go, te mostra como escolher melancia.

Continua depois da publicidade

Saiba como escolher melancia

Você já parou para pensar porque o agricultor, os feirantes e alguns dos seus conhecidos, sempre conseguem selecionar a melancia mais saborosa apenas olhando, e você não? Confira essas dicas.

Leia a seguir: Veja 5 plantas que dão flores roxas: conheça opções desde o lilás até o roxo escuro

Continua depois da publicidade

Como selecionar a melhor melancia

Saiba como escolher melancia – Reprodução Canva Pró

Há quem acredite que para escolher uma fruta, assim com a melancia, é necessário sorte, pois saiba que não. O que ocorre no caso da melancia, e outras frutas também, é a presença de diversos aspectos na casca da melancia que mostram se está no ponto.

O mais curioso em todos os truques, que vamos abordar, é que são extremamente simples de aprender. E, após essas dicas você verá que eleger uma melancia suculenta não é uma tarefa tão complicada assim. Veja os quatro principais sinais abaixo.

Manchas amareladas

Nenhuma melancia é totalmente verde, pois a parte da casca que fica em contato com o chão possui uma coloração diferente. Verifique que na parte inferior da casca da melancia pode ter manchas amarelas ou brancas.

Se a mancha for branca, aponta que a melancia está verde e sem sabor, não sendo a mais indicada para a ingestão. Em contra partida, se a mancha for amarelada ou mais escura, quanto mais escura for melhor, significa que está saborosa e pronta para ser consumida.

Presença de “estrias” e sexo

Outro indicador importante na hora de selecionar a melancia no hortifruti é a presença de estrias, mais parecidos com uma rede, pela extensão da casca e podem estar em alto relevo. Essas marcas mostram que as abelhas, no ato de polinizar, estiveram em contato com a casca.

Um fato curioso é a classificação dada pelos agricultores, pelo sexo: macho ou fêmea. Se a fruta for muito alongada indica que é “macho”, ou seja, é aguada e insossa. Mas as mais arredondadas sinalizam que é “fêmea”, logo, são mais saborosas e doces.

Talo da melancia

Analise o talo da sua melancia se ele estiver seco mostra que está no ponto para o consumo. Por outro lado, se a haste estiver verde significa que o seu desenvolvimento não está completo, ou seja, não é ideal para o consumo.

Dica extra

Caso a melancia não seja para consumir no mesmo dia, então evite comprar uma que esteja muito madura ou tenha ficado muito tempo ao sol, pois uma melancia muito madura tem tendência a estragar mais rapidamente. E o mesmo acontece com aquelas expostas ao sol o que também acelera o amadurecimento da fruta.

Leia a seguir: Adubo para samambaias sempre verdes e cheias de folhas: veja o passo a passo

APRENDA as melhores DICAS sobre o uso dos OLEOS ESSENCIAIS; eles vão mudar sua vida!

Os óleos essenciais viraram os queridinhos nos lares de muitos brasileiro. Isso por causa das suas diversas propriedades de limpeza e cura, especialmente através da aromaterapia.

Os óleos essenciais são substâncias liberadas por plantas, sintetizadas e armazenadas. Ou seja, são de origem completamente vegetal.

Carregando comentários aguarde...
...