Anúncio

Como corrigir terra fraca: confira aqui as técnicas para fazer do jeito certo e o que utilizar

Suas plantas estão fracas? Veja se a terra está na condição ideal

Foto do revisor (Daniela Marinho, Flávio Costa)
Revisado por: (Daniela Marinho, Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

São Paulo, 31 de maio de 2022, por Sonia Mendonça – Conseguir identificar e saber como corrigir terra fraca pode ser um desafio, principalmente quem está começando agora na jardinagem. Mas saiba que esse é um processo que a experiência com o tempo ajuda, além das dicas que o blog Horta e Jardim & Cia do Folha GO pode trazer. Por isso, continue lendo e não perca nenhuma lição que vamos ensinar abaixo.

Continua depois da publicidade

Como corrigir terra fraca? Saiba o que isso pode causar nas suas plantas

Quando se  começa com o hobby de jardinagem, é comum cometer alguns erros, principalmente com o trato da terra. Para as plantas crescerem fortes, não se pode usar qualquer tipo de terra, além disso, ela precisa de outros complementos. Sem isso, sem chance do seu jardim sobreviver.

Continua depois da publicidade

Uma terra fraca não possui matéria orgânica suficiente, logo ela fica dura e a água não penetra como deveria. Assim, as flores ou plantas começam a ficar fracas, as folhas caem mais rápido e seu jardim  fica feio.

Leia também: Saiba como preparar um mata-mato super potente: dê adeus à tiririca nas plantas

Aprenda a identificar e como corrigir a terra fraca

Como corrigir terra fraca | Fonte: Canva
Como corrigir terra fraca | Fonte: Canva

O primeiro passo para tratar a terra fraca é saber identificar quando isso acontece. Os sinais que citamos acima, como folhas e caules fracos, a mudança de alteração da cor das folhas e até mesmo o surgimento de pragas, pode ser um indício que você não está sabendo cuidar da terra.  Também existem aparelhos que ajudar a medir o pH do solo, assim, você também consegue descobrir se o pH está bom ou não.

Utilize adubo orgânico ou mineral nos seus vasos

Como dissemos no início, apenas usar terra não é o suficiente para as plantas. Por isso, é preciso garantir que elas tenham matéria orgânica suficiente para a necessidade de cada tipo de flor ou planta. Neste caso, você pode usar adubo orgânico ou mineral. Um exemplo de adubo orgânico bastante usado é o húmus de minhoca.

Alterne o plantio utilizando algumas leguminosas

Se você tem um cantinho maior para o seu jardim e percebe que a terra não está tão boa, pode partir para a opção de alternar plantios. Quer dizer que você pode plantar outros tipos de plantas que ajudam a deixar a terra mais rica em nutrientes. Neste caso, algumas leguminosas consideradas como adubos verdes podem ser usadas, por exemplo: feijão-de-corda e leucena.

Sugestão de leitura

Gostou dessas dicas de como cuidar da terra do sue jardim? Aproveite a nossa sugestão de leitura da Casa Vogue, publicada em 27/06/2020 por Vanessa D’Amaro.

Leia ainda: Método fácil e rápido para mexeriqueira tombar de frutos

Dúvidas no preparo do adubo orgânico?! Herborista tem dicas sobre o tema e sobre cuidado com plantas

Carregando comentários aguarde...
...