Anúncio

Como cultivar Zínia: aprenda técnicas para ter uma explosão de cores em seu jardim

Tenha Zinias coloridas atraindo borboletas e beija-flores para o seu jardim

Anúncio


Continua depois da publicidade

A Zinia é uma planta que a maioria das da sua espécie são oriundas de regiões equatorianas, sendo muito utilizada por jardineiros e paisagistas graças a sua tolerância a falta de irrigação. Hoje, 23 de fevereiro de 2022, o Blog Horta, Jardim & Cia do Folha Go, te ensina como cultivar Zínia.

Continua depois da publicidade

Saiba como cultivar Zínia

Benedita ou viúva-regateira são outras formas de se nomear a Zínia. No entanto apesar de se adaptar fácil a ambientes com pouca oferta de água, a mesma produz ainda mais flores quando recebe uma boa irrigação.

Leia a seguir: Saiba como plantar batata doce no vaso: veja dicas e técnicas para um cultivo saudável

Continua depois da publicidade

Substrato e adubação da Zínia

Como cultivar Zínia - Reprodução Canva Pró
Como cultivar Zínia – Reprodução Canva Pró

Apesar da tolerância que a Zínia possui em relação ao solo com poucos nutrientes, ela se desenvolve em toda sua capacidade quando está em solo enriquecido com matéria orgânica, portanto um solo fértil.

Para fazer a adubação, utilize adubo de curral, na proporção de 1kg para cada m² ou adubo de aves na proporção de 500g para cada m². A quantidade certa de adubo fará com que a planta mantenha seu crescimento de forma saudável.

Solo com pH equilibrado

Já quando se fala em pH da terra é necessário que gire em torno de 5,5 e 7,5 o que fica entre pH neutro e básico. Em suma, isso deixará o solo mais que propicio ao seu desenvolvimento. Para equilibrar o pH do solo os compostos mais utilizados são o calcário e o cal.

Esse tipo de produto químico é encontrado em lojas especializadas em jardinagem, sendo que em síntese o cal pode ser encontrado nas formas granulada, hidratada, em pasta e agrícola.

Local em que a Zínia deve permanecer e rega ideal

O ideal na hora de cultivar a Zínia é plantar no canteiro ou em jardins sob sol pleno e que seja feito o espaçamento indo de 10cm à 60cm, do mesmo modo ela também pode ser plantada com êxito em jardineiras e vasos.

Para regar a Zínia coloque o dedo na terra e pressione para saber se a terra está seca, se estiver regue, o tempo ideal de rega é a cada 2 ou 3 dias. Além disso, está ação fornecerá a quantidade ideal que a mesma precisa para florir em grande quantidade.

Melhor período para plantio e quando dá flores

A Zínia se beneficia em ambientes com temperaturas que girem em torno de 23 °C à 29°C, desta forma a melhor época para o seu plantio é no verão, do mesmo modo, também pode ser plantada durante a primavera.

Por ter um crescimento super rápido a sua floração começa a acontecer em 6 ou 8 semanas após seu plantio. O seu florescimento começa nos últimos dias da primavera indo até os primeiros dias do outono. Que em suma é quando se inicia a época gelada.

Cuidados especiais com a Zínia

Descubra como cultivar Zínia - Reprodução Canva Pró
Descubra como cultivar Zínia – Reprodução Canva Pró

É muito comum aparecer pragas nas Zínias. Por isso quando surgirem moscas brancas, pulgões e tripes utilize uma mistura de 10g de álcool, 35g de detergente líquido, diluídos em 1L de água. Assim, utilize está solução durante alguns dias.

Sob o mesmo ponto de vista, a Zinia é muito mais propensa a doenças como oídio. O qual se apresenta como um pó branco nas folhas velhas. E às vezes até mesmo nas novas. Dessa forma para evitar doenças e pragas, cultive a mesma ao sol e retire as folhas mortas ou doentes. Isso dará vida nova e mais força a planta.

Leia a seguir: Veja como cultivar onze-horas para ter um estouro em cores; confira a forma ideal

Veja as melhores TENDÊNCIAS, ESTILOS e DICAS de DECORAÇÃO sem medo de errar

Carregando comentários aguarde...
...