Anúncio

Aprenda a cultivar poejo de uma forma muito simples e que dá certo

Entenda como cultivar poejo em qualquer lugar do Brasil

Anúncio


Continua depois da publicidade

Antes de mais nada, o poejo é considerado uma planta medicinal, atuando como expectorante, analgésico, anestésico, entre outros. Além disso, seu chá é muito procurado e consumido pela eficácia do combate de certas doenças. Então, hoje, 23 de fevereiro de 2022, o Blog Horta, Jardim & Cia do Folha Go, fala sobre Como cultivar poejo.

Continua depois da publicidade

Saiba como cultivar poejo

O poejo é uma planta cultivada em todo lugar do Brasil. Em outras palavras, ótima opção para jardinagens, pelo seu crescimento no máximo 50cm e demanda poucos cuidados. Isso se torna uma vantagem, visto a vasta aplicação dessa planta.

Leia a seguir: Como fazer um adubo incrível com reaproveitamento: diminua seu lixo de forma útil e benéfica para as plantas.

Continua depois da publicidade

Substrato e adubação do poejo

O solo ideal para essa planta é um solo rico em matéria orgânica, que seja úmido e alcalino (pH entre 5 e 6). Para um melhor cultivo, faça uma adubação após cada colheita com um composto orgânico de 4 quilos por cada metro quadrado.

Local em que o poejo deve permanecer e rega ideal

Aprenda a cultivar poejo de uma forma muito simples e que dá certo
Aprenda a cultivar poejo de uma forma muito simples e que dá certo. Foto: Canva Pro

O poejo e uma planta de se desenvolvem melhor em locais úmido, de climas amenos e muita luminosidade, adaptado a qualquer lugar do Brasil. Então, podendo ser plantado em vaso ou canteiro, o poejo é uma planta que alcança 30 a 50cm de altura. O seu plantio em local fechado, como no interior de ambientes, a rega temque ser feita uma vez ao dia. Por outro lado, o plantio em locais abertos seguir a mesma orientação para locais fechados, exceto no período de chuvas em que não é necessária a rega.

Melhor período para plantio e quando dá flores e/ou frutos

O poejo pode ser plantado na forma de sementes ou de mudas, sempre garantindo uma profundidade de pelo menos 10 cm para cada semente e/ou muda plantada. Em ambos os casos, o período ideal para plantio é entre fevereiro em junho (primavera e outono).

A floração dessa planta se inicia em julho e pode continuar até setembro. Contudo, suas flores são sempre encontradas nas cores branca ou lilás. A colheita do poejo pode ser feita a partir de três meses após o plantio, durante o ano todo. É possível colher até 90% das folhas, pois a planta rebrota pelos rizomas dela.

Cuidados especiais com o poejo

O poejo e uma muito usada como forma de chá medicinal, muitas vezes ela passa por uma etapa de secagem após sua colheita. Caso opte pela secagem, faça sua colheita na primavera e no verão (antes e após a floração). Dessa forma, é possível aproveitar a temperatura do ambiente para realizar a secagem. Porém, deve-se atentar a temperatura exposta pois não se deve ultrapassar 45 graus Celsius, pois pode-se perder a eficácia como planta aromática e medicinal.

Leia também: 5 erros que destroem suas orquídeas: fique atento para não fazer em casa.

Veja as melhores TENDÊNCIAS, ESTILOS e DICAS de DECORAÇÃO sem medo de errar

Carregando comentários aguarde...
...