Anúncio

Como fazer adubo de carvão e deixar o solo do seu jardim mais fértil? Confira agora mesmo

Veja como o adubo pode ajudar suas plantas

Anúncio


Continua depois da publicidade

O adubo de carvão é um composto muito usado por cultivadores para que suas plantas fiquem mais fortes com as diversas propriedades que o carvão oferece. Por isso, hoje, 15 de janeiro de 2022, o Blog Horta, Jardim & Cia do Folha Go te mostra como fazer adubo de carvão para deixar suas plantas incríveis com um solo fértil.

Continua depois da publicidade

Saiba como fazer adubo utilizando carvão e deixe suas plantas incríveis

Por ser rico em minerais, o carvão tem potencial de nutrir as plantas de seu jardim, além de poder usar na horta também.

O carvão é composto por algumas propriedades que ajudam a retirar o excesso de água na terra, evitando assim que a planta fique encharcada.

Continua depois da publicidade

Ademais, o carvão também pode ser como uma barreira natural contra os caramujos africanos, lesmas e caracóis, pois esses insetos não conseguem passar por elas e os alto-relevos que ficam na terra são repelidos devido às substâncias. Veja abaixo como fazer o preparo do adubo incrível com carvão:

Leia mais: Como manter os cuidados e preservação do Pacová com dicas fáceis de executar

Prepare o adubo utilizando carvão

A primeira coisa a se fazer é triturar o carvão, pois ele fica com pedaços muito grandes que podem não servir para adubar as plantas. Em seguida, coloque o carvão em um saco, pegue um martelo e amasse bem o carvão até ficar em pedaços bem pequenos.

Feito isso, use um liquidificador ou processador para que o carvão fique em textura de pó. Depois é s guardar o carvão triturado em um recipiente de vidro tampado.

Como fazer a aplicação do adubo de carvão nas plantas

Para realizar a aplicação do adubo de carvão é só colocar o pó ao redor do pé da planta. Dessa forma, a terra absorve as propriedades do carvão, na qual faz com que as raízes se alimentem. Depois que fizer a aplicação, regue as plantas.

Você também pode fazer a aplicação enterrando um pouco do carvão, porém é necessário muito cuidado para não cavar até a raiz, pois pode ser que a prejudique.

Como potencializar o adubo

Para potencializar o adubo de carvão você pode adicionar húmus de minhoca ou farinha de ossos, misturando bem junto ao pó de carvão.

O húmus de minhoca é um tesouro orgânico, ele irá fortalecer as raízes de suas plantas e sua horta. Já a farinha de ossos é pura riqueza de cálcio e fósforo, na qual ajuda na frutificação e floração de suas plantas, deixando-as mais bonitas e seu jardim mais colorido, com plantas fortes e saudáveis!

Benefícios da adubação orgânica

O adubo orgânico é outra opção para você utilizar junto com o adubo de carvão.

Ele é feito por meio de processos de compostagem e , com foco em levar nutrientes para o solo, fazendo com que as plantas tenham melhores desenvolvimentos sem a necessidade de aditivos químicos.

O adubo orgânico é sustentável, pois é feito utilizando resíduos orgânicos reciclados, como cascas e restos de frutos, cascas de verduras e legumes, entre outras composições. Dessa forma, ele supre as necessidades do solo deixando as plantas ainda mais bonitas.

Veja também: Saiba como fazer adubo incrível para violetas: aprenda a técnica e desfrute dos resultados

BORRA DO CAFÉ: confira dicas para reaproveitar as sobras!

Carregando comentários aguarde...
...