Anúncio

Saiba agora mesmo como plantar abóbora cabotiá: veja o passo a passo do cultivo

Aprenda a como plantar e ter frutos dessa variedade da abóbora

Anúncio


Continua depois da publicidade

Você gosta de abóbora? Se sim, então com certeza irá adorar ter esse vegetal em sua horta, para colher sempre que quisesse. E o melhor, sem agrotóxicos. Então você precisa saber agora mesmo como plantar abóbora cabotiá. Por isso, confira hoje, 05 de fevereiro de 2022, aqui no Blog Horta, Jardim e Cia.

Continua depois da publicidade

Saiba mais sobre a abóbora

A abobora é um legume altamente rico em vitaminas e minerais, sendo muito utilizado em diversas receitas benéficas à saúde. Além disso, suas características são inconfundíveis, estando quase todo dia no prato de diversos brasileiros. Por isso, as receitas são infinitas e as variações da abóbora permitem um cardápio explorado.

Continua depois da publicidade

Leia mais: Hoje é Halloween: conheça os tipos de abóbora comuns no Brasil e suas características

Conheça agora a abóbora cabotiá

Como plantar abóbora cabotiá? Veja o passo a passo do cultivo. Foto: Canva

A abobora cabotiá, também conhecida como abobora japonesa ou kabocha é um vegetal híbrido, resultado do cruzamento de mais de uma espécie, especificamente a moranga e abobora-cheirosa. Aliás, seu sabor doce serve de base para sobremesas e pratos tradicionais.

Além disso, é fonte de fibras e compostos antioxidantes que combatem o colesterol e ajudam a fortalecer o organismo e imunidade. Ademais, por ter uma baixa quantidade carboidratos por porção, esse vegetal tem pouco teor calórico, um aliado do emagrecimento.

Como plantar a abóbora cabotiá

Por ser uma abobora asiática, ela lida bem com os climas mais amenos do país. Além do mais, carece de cuidados redobrados por ser um vegetal híbrido. Então, antes de iniciar o plantio escolha um local que ofereça o espaço suficiente e que possa ser utilizada uma polinizadora.

Essa polinização será feita com uma abóbora variante, sendo plantada uma fileira para cada quatro da cabotiá, proporcionalmente.  Isso também pode ajudar na atração de insetos que realizam a polinização natural.

Enfim, outros cuidados que se deve ter é com o solo, é importante que ele tenha um pH de 6 a 6,5. Com isso é necessária uma suplementação de cálcio e magnésio antes do plantio. Outras adubações podem ser feitas com o químico NPK, por exemplo.

Passo a passo para o cultivo

O plantio das mudas ou sementes devem ser feitas em covas largas e profundas, à proporção de 30 cm e 25 cm. Aliás, o ideal é que sejam colocadas de 2 a 3 sementes por buraco, espaçadas de 1 a 3 cm de profundidade.

A irrigação depende da região em que ela for plantada, caso tenha poucas chuvas, a molhação deve ser complementada. Logo, ppte por molhar com frequência e não em muitas quantidades, assim isso determinará a floração da abóbora.

Deixe sempre o lugar da abóbora capotiá limpa, com capinas e limpezas, se trata de uma planta rasteira que se expande rapidamente e abundantemente.

A colheita da capotiá pode levar de 95 até 100 dias após o plantio, um tempo relativamente menor que outras espécies. Obviamente, os cuidados são cruciais para a qualidade dos frutos.

Confira este artigo: Como secar e torrar sementes de abóbora para consumir como petisco: veja agora

APRENDA sobre o uso dos ÓLEOS ESSENCIAIS; Dicas Incríveis

Os óleos essenciais viraram os queridinhos nos lares de muitos brasileiro. Isso por causa das suas diversas propriedades de limpeza e cura, especialmente através da aromaterapia.

Os óleos essenciais são substâncias liberadas por plantas, sintetizadas e armazenadas. Ou seja, são de origem completamente vegetal.

Carregando comentários aguarde...
...