Anúncio

Erva cidreira e capim-santo são a mesma coisa? Saiba aqui como diferenciar

Você sempre confunde erva cidreira com capim santo? Veja essas dicas e não erre mais

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Continua depois da publicidade

São Paulo, 25 de maio de 2022, por Sonia Mendonça – Já teve problema por não saber a diferença de erva cidreira e capim-santo? Talvez por não conhecer bem, é normal que as pessoas se confundam na hora da compra, por isso, hoje no blog Horta e Jardim & Cia do Folha GO, vamos te mostrar algumas dicas de como reconhecer as diferenças, além de saber mais sobre os benefícios de cada uma.

Continua depois da publicidade

Diferença de erva cidreira e capim-santo;  saiba como reconhecer e veja os seus benefícios

Com certeza você já tomou chá preparado com algumas dessas plantas, certo? Elas são bastante conhecidas por aqui e são bem baratinhas. Além disso, também podem ser usadas como forma de tratamentos, sendo componente em óleos essenciais. Você também pode encontrar uma das duas em produtos de beleza.

Continua depois da publicidade

Um dos motivos delas serem confundidas, é que existe a erva cidreira – verdadeira e o capim santo que também é chamado de erva cidreira. Por isso há tanta confusão, porém, o formato entre outras características são diferentes e vamos te mostrar isso agora.

Saiba mais: Qual A Diferença Entre Capim Santo, Erva-Cidreira E Capim Cidreira? Saiba Agora Mesmo

Para saber a diferença de erva cidreira e capim-santo veja a textura

Como diferenciar erva cidreira de capim-santo?| Fonte: Adaptação Canva Pro
Como diferenciar erva cidreira de capim-santo?| Fonte: Adaptação Canva Pro

Primeiramente, você precisa observar a textura das duas plantas que não possuem nada parecido. Por exemplo, o capim-santo, que também recebe o nome de capim-limão é uma planta que possui grandes touceiras. Suas folhas são longas, estreitas, ao tocar você sente algo áspero. Além disso, são cortantes. Seu formato realmente lembra um pouco de capim, por isso, possui um desses nomes.

Já a erva cidreira, conta com ramos quadrangulares. Suas folhas possuem um formato levemente oval, com folhas opostas e podem ter até 7 cm de comprimento. Um olhar desatento pode até mesmo confundir com folhas de hortelã.

O cheiro das duas também é bastante característico

Outro ponto importante de diferença de erva cidreira e capim-santo é o cheiro. É aqui que as pessoas também se confundem bastante, pois ambas possuem cheiro cítrico, lembrando um pouco o cheiro do limão. O capim-santo por exemplo, quando são amassadas as folhas, solta o cheirinho forte de limão. A erva cidreira conta com o mesmo cheiro, embora alguns achem que o dela é um pouco mais suave.

Será que a cor é igual? Descubra agora

Olhas apenas a cor das folhas dessas duas plantas também pode ser alvo de confusão, afinal, o tom de verde é semelhante. Ainda assim, o capim-santo conta com um tom de verde um pouquinho mais claro. Mas uma dica para saber ao certo, é olhar as flores que cada uma dá. A erva cidreira conta com flores um pouco esbranquiçadas quase róseas. Já o capim-santo pode ter flores em tons de lilás e amareladas.

Sugestão de leitura: aproveite essa dica sobre ervas e comece a plantar seus próprios temperos

Enfim, se você gostou das nossas dicas sobre como reconhecer essas duas ervas, veja esta matéria da Casa Vogue, publicada em 27/06/2020, por Vanessa D’Amaro.

Confira: Faça O Chá Da Planta Certa: Veja A Diferença Entre Erva-Cidreira E Capim-Cidreira

Benefícios das ervas e temperos caseiros: prevenção contra o envelhecimento precoce e até câncer

Carregando comentários aguarde...
...