Anúncio

Gosta de pitaya? Aprenda facilmente a cuidar do pé dessa delícia

Saber como cuidar de pé de pitaya no vaso é importante para o bom desenvolvimento da espécie. Originária da América Latina, essa planta é popularmente conhecida pela beleza exótica e os diversos benefícios para a saúde

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Ponta Grossa, 10 de junho de 2022, por Michele Azevedo ─ Como cuidar de pé de pitaya no vaso é uma dúvida comum, principalmente entre os jardineiros inexperientes. Nesta data, o Blog Horta Jardim & Cia do Folha GO mostra como cultivar a pitaya no vaso ou em outros recipientes, de forma prática.

Continua depois da publicidade

Como cuidar de pé de pitaya no vaso

Saber como cuidar de pé de pitaya no vaso é importante para o bom desenvolvimento da espécie. Originária da América Latina, essa planta é popularmente conhecida pela beleza exótica e os diversos benefícios para a saúde.

Entre as principais características da pitaya, destaca-se a versatilidade e facilidade no cultivo. Essa planta apresenta bom desenvolvimento em diferentes ambientes, como o vaso, resultando na floração exuberante.

Continua depois da publicidade

O plantio do pé de pitaya deve acontecer em um vaso grande, de preferência em tamanhos superiores a 40 cm. Outra necessidade é cultivá-la próxima a janelas, onde ela consiga receber luz pela manhã ou fim da tarde.

Passo a passo para cultivar pitaya

Os jardineiros podem criar as mudas da pitaya de duas formas diferentes: semente ou estaca. O primeiro método consiste em retirar as sementes quando a planta atinge a fase adulta, lavar e então semear.

Quando preparar as sementes, o próximo passo é colocá-las em um recipiente pré-preparado com areia lavada e substrato. Lembre-se de manter um espaçamento de 2,5 centímetros entre cada uma delas. Além disso, aplique uma irrigação moderada diariamente.

O processo de germinação das sementes normalmente acontece entre 8 a 12 dias do plantio. Assim que as mudas aparecerem, os jardineiros devem reduzir as regas na planta, evitando o seu apodrecimento.

Os jardineiros devem esperar até o quinto mês do plantio para realizar o transplante da planta. Esse procedimento deve ser feito com as mudas bem desenvolvidas, de preferência em um vaso com, no mínimo, 40 cm de profundidade.

Veja também: Como reduzir perdas na colheita? Aprenda dicas infalíveis para ter bons resultados

Clima

Como cuidar de pé de pitaya no vaso
Como cuidar de pé de pitaya no vaso – Imagem: Canva Pro

A pitaya é uma fruta tropical, ou seja, ela está acostumada com climas quentes e secos.

Nesse caso, a temperatura ideal para realizar o cultivo da espécie, é entre 18°C a 26°C. Vale ressaltar que a umidade relativa do ar deve estar baixa.

Nas regiões mais frias do país, recomenda-se cultivar a pitaya em estufas. Dessa forma o jardineiro conseguirá controlar a temperatura e a iluminação.

Solo

O solo ideal para o cultivo da espécie é leve e com baixo nível de retenção da água. Além disso, o pH deve ser entre 6,0 a 7,0.

Caso queira tornar o plantio mais fértil, recomenda-se a aplicação de adubo orgânico, como húmus de minhoca e casca de ovo.

Irrigação

Os jardineiros devem regar o pé de pitaya com cautela. Lembre-se de sempre conferir a umidade do solo, e evite que ele fique encharcado, já que isso pode apodrecer a planta.

Iluminação

Por fim, a pitaya deve ficar em contato com a luz natural por, aproximadamente, 10 horas diariamente.

Sugestão de leitura

Quer saber mais dicas para o seu jardim? Confira as informações divulgadas no Estadão, publicadas por Marcelo Lima em 1º de fevereiro de 2022.

Veja também: Como fazer enxerto de abacate no vaso? Aprenda dicas infalíveis e fáceis

GUIA COMPLETO sobre como cuidar de uma ROSA DO DESERTO

Carregando comentários aguarde...
...