Anúncio

O pé de jabuticaba deve ser podado? Confira dicas para cuidar do jeito certo

Saiba de uma vez por todas se você deve podar o seu pé de jabuticaba

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 29 de setembro de 2022, por Karla Camacho – Será que o pé de jabuticaba deve ser podado? Entenda um pouco mais sobre essa frutífera que é uma das árvores mais prediletas das crianças. Afinal, o acesso fácil às frutas que brotam no tronco é um atrativo para quem deseja consumir as frutas pretas docinhas que surgem durante o ano.

Continua depois da publicidade

Veja mais aqui no Blog Horta, Jardim e Cia do Folha GO.

Pé de jabuticaba deve ser podado?

Com sua casca brilhante que pode ir desde o roxo até o preto, as jabuticabas são frutas que se desenvolvem sem qualquer dificuldade tanto em vasos como no solo, diretamente. No entanto, alguns cuidados são importantes como a rega e a adubação para que essa planta cresça de forma saudável. Mas, será que pé de jabuticaba deve ser podado?

Continua depois da publicidade

Faça apenas poda de limpeza na jabuticabeira

O pé de jabuticaba deve ser podado, mas a sua finalidade deve ser voltada apenas para a limpeza dessa planta. Afinal, a jabuticabeira é uma planta de crescimento lento e isso faz com que ela não necessite de podas constantes.

Além disso, como os frutos brotam nos galhos dessa árvore, a poda não pode retirar aqueles essenciais para o desenvolvimento dos frutos. Por isso, saiba que o pé de jabuticaba deve ser podado apenas para a limpeza de galhos secos e folhas mortas que insistem em continuar absorvendo nutrientes do caule principal da planta.

Plantio e alguns cuidados

Agora que já entendemos que o pé de jabuticaba deve ser podado apenas para garantir a limpeza da planta, veja um pouco mais sobre alguns cuidados essenciais durante o cultivo dessa frutífera. Seja em jardins, seja em vasos, o plantio da jabuticabeira pode ser feito sem qualquer dificuldade por sementes ou mudas.

O cultivo do pé de jabuticaba pode ser feito próximo a outras árvores que produzem frutos e áreas com grama no solo. Ademais, como as jabuticabeiras podem atingir cerca de 6 metros de altura, saiba que um local que receba bastante luz solar é ideal para o plantio do pé de jabuticaba.

pé de jabuticaba - Reprodução Canva
pé de jabuticaba – Reprodução Canva

Afinal, caso você cultive o pé de jabuticaba em um local com muita sombra, ocorrerá a secagem dos ramos e, consequentemente, a redução na produção. Afinal, como foi dito, a jabuticaba deve ser podada apenas para limpeza, já que os frutos brotam diretamente nos galhos.

5 plantas que enchem de flores e que são fáceis de cuidar

Carregando comentários aguarde...
...