Anúncio

O tomate não se desenvolve? Entenda melhor e saiba como resolver esse problema

Descubra os motivos, de seus tomates não se desenvolverem

Anúncio


Continua depois da publicidade

Os tomates têm uma origem muito curiosa, porque apesar de serem amplamente usados na Itália, eles têm sua origem na cordilheira dos Andes, situada na América do Sul. Sendo melhores adaptados para as estações do verão e primavera. Desse modo, hoje, 04 de março de 2022, o Blog Horta, Jardim & Cia do Folha Go te explicar por que o tomate não se desenvolve e te ajuda a resolver esse problema.

Continua depois da publicidade

O tomate não se desenvolve? Saiba como resolver o problema, para ter lindos tomates-vermelhos

Antes de tudo, você deve saber, que vai precisar de semente de tomate. Porque elas são mais fáceis de plantar do que as mudas, por isso pegue sementes vindas do supermercado ou faça em casa. Entretanto, para economizar, você pode usar as sementes dos tomates que tem em casa. E é um processo realmente simples, só tem que pegar um tomate e cortar ao meio.

Continua depois da publicidade

Leia também: conheça 4 espécies de plantas que dão muitas flores

Faça em casa suas sementes

 O tomate não se desenvolve Reprodução Canva Pró
O tomate não se desenvolve Reprodução Canva Pró

E com cuidado, retire as sementes de dentro do tomate, e os tomates escolhidos podem vir de sua geladeira. Mas os coloque em temperatura ambiente, porque o frio impede que germinem. Por fim, escolha as melhores sementes, que não estejam quebradas ou rachadas. Porque essas não são boas para plantar, não as seque, pode começar logo a plantar suas sementes.

Quando devo plantar o meu tomate?

Antes de tudo, passe longe das estações frias, porque vão impedir que o seu tomate possa se desenvolver. E mesmo se desenvolver, pode ficar num estado fragilizado, o que resultará em seu tomateiro não dando fruto.

Enfim, evite completamente as geadas, porque vão gerar o congelamento da semente e esfriar o solo que foram plantadas. Esse é um dos motivos mais comuns, porque o seu tomate não está se desenvolvendo.

Como produzir suas mudas

Do mesmo modo, que a escolha da época certa, é da mais alta importância. É necessário, que faça mudas em um pequeno local, para depois transplantar para um local mais adequado.

Assim, pegue um copinho de água feito de plástico, e com auxílio de uma agulha faça furinhos no fundo, para que a água possa escorrer. E que não aconteça, o temido apodrecimento das raízes.

Então pegue três sementes. Coloque num buraco de 1 cm, da terra que escolheu ser terra vegetal, com húmus de minhoca e recolha fezes de pássaro para melhorar o crescimento. Garante o desenvolvimento do tomate.

Preste Atenção na Rega

Além disso, que já foi dito, outro importante fator para a falta de desenvolvimento da planta. É que não está tendo cuidado adequado com a rega, o que deve estar afetando o crescimento da sua planta.

Por fim, coloque seu projeto de muda, num lugar que receba somente sol e que não caia chuva. Para que sua muda não acabe por apodrecer, mas fique atento ao solo. Que não deve estar nem encharcado e nem completamente seco!

O Transplante da Muda

Então, se você leu até aqui, o seu tomateiro deve ter se desenvolvido. E agora está no tamanho ideal para passar ao seu lugar definitivo, para saber ter certeza, veja as folhas. Que devem ser idênticas a um tomateiro adulto, e serem cinco delas.

Agora, você vai pegar uma tesoura, e com cuidado corte o copo de plástico. E vai perceber, que ficou à terra no formato do copo, abro um buraco com o mesmo tamanho e você vai colocar a muda.

Por fim, comece com os cuidados rotineiros, pois o tomate tem uma raiz muito sensível. É comum que a muda murche, mas não se apavore, ela se recupera. Exceto se a planta seque, se isso acontecer, ela morreu.

Por fim, leia também: como fazer compostagem? Veja agora mesmo de um jeito simples

Descubra como DECORAR a sua CASA gastando POUCO

Carregando comentários aguarde...
...