Anúncio

Qual o melhor horário para regar as plantas de maneira segura e eficaz? Saiba agora mesmo

Tire essa dúvida uma vez por todas ao ler este artigo

Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 03 de abril de 2022 – Afinal, qual o melhor horário para regar as plantas de maneira segura e eficaz? Pois bem, o Blog Horta, Jardim e Cia do Folha GO vai te mostrar os segredos para que você consiga fazer esse processo de maneira correta. Logo, veja a seguir.

Continua depois da publicidade

Saiba mais sobre a rega

Primeiramente, quando se trata de cuidados relacionados à jardinagem, é sempre importante falar sobre a irrigação. Pois, quem ainda não tem experiência com flores costuma pensar que o excesso de água beneficia os vegetais.

No entanto, as regas das plantas devem ser feitas de maneira uniforme e sem encharcamento. Visto que, isso causa o apodrecimento das raízes. Portanto ter atenção a esta etapa é importante. Afinal de contas, o maior objetivo é dar um melhor desenvolvimento das suas plantas.

Continua depois da publicidade

Por isso, muitos se perguntam qual o melhor horário para regar as plantas de maneira segura e eficaz. Em resumo, para não exagerar nem deixar a planta com falta de água, visto que as duas situações são prejudiciais.

Leia mais a seguir: Como plantar galhos de rosa na batata? Saiba agora mesmo o jeito certo

Saiba qual o melhor horário para regar as plantas de maneira segura e eficaz

Qual o melhor horário para regar as plantas de maneira segura e eficaz. Foto: Canva Pro

Então, a rega é um dos cuidados essenciais para as plantas. Portanto, é importante saber qual o melhor horário para regar as plantas. Assim, não vai exagerar nem deixar o solo completamente seco.

Afinal, as plantas precisam de umidade para se desenvolver através de um processo denominado fotossíntese. Além disso, cada espécie demanda uma rega ideal para ter um desenvolvimento.

Portanto, não existe uma formula mágica para todas elas. Visto que, isso depende de outros cuidados relacionados ao cultivo de cada espécie. Mas, ainda assim, podemos fazer algumas recomendações gerais para facilitar sua vida, já que algumas dicas valem para todas as plantas.

Melhor horário para regar as plantas

Então, o melhor período para regar as plantas são as primeiras horas da manhã ou do fim de tarde, depois das 15 horas.

Por isso, evite molhar as plantas nas horas mais quentes, visto que o calor emitido pelos raios solares pode queimar as plantas. No entanto, até mesmo durante a noite não é ideal.

Pois, apesar de não haver luz solar, a absorção natural das plantas também é menor e, dessa forma, o solo demora mais para secar.

Outro procedimento é regar as plantas em água com temperatura ambiente para evitar que haja choque térmico. Ou seja, o calor recebido pelo sol associado à água fria pode danificar a estrutura dos caules e folhas.

Como dito, não existe uma recomendação ideal para a rega de todas as plantas, visto que isso depende muito de cada tipo de planta.

Em resumo, algumas preferem a meia sombra enquanto outras preferem luminosidade direta. Dessa maneira, enquanto algumas precisam de um solo bastante úmido, outras preferem um solo mais seco, como as suculentas.

Portanto, respeite cada espécie e siga as recomendações indicadas de cada uma delas para acertar o horário das regas.

Confira a seguir: Como reaproveitar casca de coco? Confira aqui sugestões super interessantes

5 dicas para FACILITAR sua vida na COZINHA; saiba agora mesmo como GANHAR TEMPO e QUALIDADE de vida

Carregando comentários aguarde...
...