Anúncio

Quando devo fazer a troca do vaso de uma planta? Saiba aqui como preservá-la

Veja dicas essenciais para realizar uma mudança de vaso correta

Foto do revisor (Daniela Marinho, Flávio Costa)
Revisado por: (Daniela Marinho, Flávio Costa)
Anúncio


Afonso Cláudio, 07 de junho de 2022, por Sônia Lopes — Veja qual o momento ideal de trocar a planta de vaso, confira hoje, aqui no Blog Horta Jardim & Cia do Folha GO, para mudar as plantas de vasos costuma ser uma prática comum no ramo da jardinagem.

Continua depois da publicidade

Qual o momento ideal de trocar a planta de vaso: preserve sua planta

Primeiramente, muitas pessoas ignoram o fato de que a mudança de vasos pode prejudicar as plantas e muitas vezes realizam esse procedimento sem o mínimo de cuidado. Contudo, é muito importante saber os passos corretos, uma vez que isso pode fazer você perder a planta totalmente.

Continua depois da publicidade

Leia também: veja como usar a zamioculca para decorar sua casa e dar vida dentro de casa

Observar as folhas das plantas

Qual o momento ideal de trocar a planta de vaso
Qual o momento ideal de trocar a planta de vaso — Reprodução Canva

O primeiro passo é sempre observar as plantas. Esse parece um passo muito irrelevante, mas é de extrema importância para compreender o momento ideal de realizar o transplante de vasos. Assim, você deve observar quando as folhas começarem a cair, por exemplo, esse é um bom indicador de mudança de local.

Continua depois da publicidade

Além disso, você deve prestar atenção se as flores não estão nascendo ou se há menor número delas, pois esse também é um fator que demonstra que a planta já não se adequá bem aquele ambiente.

Especie e raizes

Ademais, outro fator de extrema relevância é sem dúvidas observar se a planta é ou não é de pequeno porte. Isso também é muito importante, pois o plantio de mudas, normalmente, deve ser feito em vasos menores, uma vez que eles adéquam melhor o tamanho delas.

Contudo, algumas espécies de plantas crescem muito e acabam não se adequando mais aquele vaso inicial. Sendo assim, muitas vezes elas não conseguem se desenvolver de forma efetiva. Por fim, outro ponto importante é observar as raízes, pois se elas começarem a sair dos vasos é um sinal de espaço menor.

Como fazer a mudança da planta de vaso?

Assim, para enfim mudar a sua planta de local são necessários alguns cuidados especiais, principalmente para cuidar das raízes, das folhas e das flores, uma vez que se prejudicar elas, possivelmente pode prejudicar o restante do desenvolvimento da planta em geral.

Então, antes de realizar a troca você precisa, na noite anterior, regar muito bem toda a planta. Isso deve ser feito a fim de facilitar a remoção do local. Ademais, você deve retirar todos os resíduos presentes no novo vaso, para não prejudicar a planta novamente.

Cuidados especiais com a trocar da planta de vaso

Por fim, um cuidado extra, mas que também é de extrema importância é para fazer a troca total em áreas sombreadas. Esse também é uma parte relevante, pois a planta está em um momento sensível e o sombreamento é capaz de ajudar a minimizar os possíveis danos.

Veja mais dicas

Veja algumas dicas de cuidados com essas plantas, nesta matéria do Estadão, publicada em 1 de fevereiro de 2022, por Marcelo Lima.

Leia também: elimine pulgas e carrapatos do seu quintal: aprenda métodos simples e eficientes

GUIA COMPLETO sobre como CUIDAR de uma SAMAMBAIA

Carregando comentários aguarde...
...