Anúncio

Saiba porque o pé de abóbora não segura os frutos e aprenda a resolver o problema

Entenda onde você está errando no plantio da sua abóbora, e consiga os mais belos frutos

Anúncio


Continua depois da publicidade

O pé de abóbora é nada mais que o fruto aboboreira, e também é nativo da América do Sul. Algumas variedades do México e outras do Brasil. Ela se adapta melhor em climas sem geada, durante todas as estações menos no inverno. Hoje, 25 de fevereiro de 2022, o Blog Horta, Jardim & Cia te dá dicas sobre saiba porque o pé de abóbora não segura os frutos e aprenda a corrigir.

Continua depois da publicidade

O começo da plantação

Para se ter uma colheita satisfatória, deve-se primeiro saber qual abóbora se quer plantar, e a melhor forma para saber isso. Então pensando, sobre qual mercado quer atender, podendo ser de doces a produtos salgados.

Um dos motivos pelos quais a abóbora não está rendendo fruto, é por ser estéril, como é o caso dos híbridos que não dão frutos. Para ser possível a retirada de um fruto, é necessário um polinizador como a moranga.

Continua depois da publicidade

Leia também: adubo orgânico para orquídeas: como fazer?

Como polinizar a abóbora

Saiba porque o pé de abóbora não segura os frutos e aprenda a corrigir Reprodução Canva Pró
Saiba porque o pé de abóbora não segura os frutos e aprenda a corrigir Reprodução Canva Pró

Para isso, conseguir funcionar, deve ter um certo padrão. Onde precisa existir, uma fileira de polinizadoras a logo depois 4 fileiras, de abóboras híbridas. Ao fazer isso, se pode garantir a existência dos frutos.

Só que esses não são os únicos cuidados, tem que se tomar cuidado com insetos, que nesse momento vão mais lhe ajudar do que atrapalhar. Então é necessário ter abelhas, e também vespas, porque fazem a polinização entre o híbrido e a fértil.

O solo e a sua abóbora

Outro motivo, pode ser o ph da terra que ela foi plantada. Por conta que é necessário, um teste da terra, porque o seu ph deve estar entre 6 e 6,5. Que é um solo, que fica entre básico e ácido.

Da mesma forma, necessário medir o ph, tem que se medir a relação entre o Magnésio e o Cálcio. Eles têm que estar num equilíbrio, se não é necessária uma adubação para alavancar os valores, feita ao menos dois meses antes de plantar.

A forma correta de plantar a abóbora

Pelo fato de a abóbora ter um tamanho considerável, a falta de espaço, pode ser o seu problema na colheita dos frutos. Então que tem que ter, pelo menos, o comprimento de 40 cm, em simultâneo, 25 cm de profundidade e 30 cm de largura.

Mas também é necessário, sulcos, para facilitar o crescimento dos frutos, possibilitando a melhor adubação. E eles devem ter por volta de 30 cm para a largura e se possível 25 cm de profundidade.

Veja bem, as abóboras são grandes, e devem crescer sem empecilhos. Por isso, a melhor opção é o terreno plano, mas que também tenha uma grande extensão de terra. Se o local for muito pequeno, os frutos não vão crescer adequadamente.

A irrigação de sua plantação

Então se não for nenhum desses o motivo, pode ser a falta ou excesso de água, sendo os pés de abóboras precisam de chuvas frequentes. Quando não houver isso, é necessário que seja feita uma irrigação manual.

É um processo um tanto complicado, porque no começo do plantio, é necessário água mais frequente e menos volumosa. No começo da frutificação e até maturação, a água tem que ser menos frequente e mais volumosa.

Da mesma forma, teste o solo, porque aqueles sendo mais arenosos precisam de uma irrigação frequente e também de um volume menor. E os argilosos, precisam o contrário, um volume maior e menos frequente.

Plantar na época certa

Mas se não for nenhuma dessas opções, pode ser que não seja uma época propícia para plantar a sua abóbora. É necessário que seja plantado entre os meses quentes, dependendo da sua região. No Nordeste, ela é plantada o ano todo.

Portanto, a abóbora não suporta, nenhuma temperatura abaixo dos 12 graus celsius, que pode originar uma deficiência no seu crescimento. A maioria das abóboras, demoram entre 130 a 150 dias para estarem prontas. Já as Morangas, levam de 110 a 120 dias.

Por fim, leia também: Como colher flores para fazer arranjos naturais? Veja dicas incríveis

Veja as melhores TENDÊNCIAS, ESTILOS e DICAS de DECORAÇÃO sem medo de errar

 

Carregando comentários aguarde...
...