Anúncio

Será que é ora-pro-nóbis? Saiba como reconhecer e veja seus benefícios

Conheça mais sobre a ora-pro-nóbis e todos os incríveis benefícios dessa plantinha linda

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 26 de setembro de 2022, por Karla Camacho – Saiba como reconhecer e veja aqui no Blog Horta, Jardim e Cia do Folha GO os benefícios da ora-pro-nóbis, uma planta utilizada na culinária mineira há algum tempo e já até ganhou um apelido engraçado: carne de pobre. Afinal, essa é uma Panc (Planta alimentícia não convencional) que pode ser usada em diversas refeições, especialmente na cultura de Minas Gerais.

Continua depois da publicidade

Saiba como reconhecer ora-pro-nobis e veja seus benefícios

Em primeiro lugar, saiba que é preciso reconhecer se a planta realmente é ora-pro-nóbis antes de consumir e preparar qualquer refeição usando suas partes. Afinal, como seu consumo ainda não é tradicional no Brasil inteiro, existe certo risco de acabar preparando seu prato usando a planta errada durante o processo e isso pode trazer sérios riscos à saúde.

Continua depois da publicidade
ora-pro-nóbis - Reprodução Canva
ora-pro-nóbis – Reprodução Canva

Para ter certeza de que é ora-pro-nóbis que você está colhendo, saiba que essa planta possui uma folhagem verde-escura e seu cultivo é feito, na maioria das vezes, em cercas ou paredes vivas. Com pétalas brancas, suas flores contam com um miolo amarelado e essa é uma das principais características dessa plantinha.

Veja os benefícios da ora-pro-nóbis

Depois de aprender como reconhecer ora-pro-nóbis, veja os benefícios que essa planta oferece quando é consumida, seja in natura, seja como ingrediente para preparação de bolos e pães.

Auxilia no trato intestinal

O consumo de ora-pro-nóbis beneficia muito a saúde do intestino e isso ocorre devido às fibras presentes no alimento. Afinal, a média de 100 gramas de folhas conta com até 4,88 g de fibras e sua preparação em forma de farinha faz com que a planta ofereça até 39 gramas de fibras a cada 100 gramas de alimento.

Anti-inflamatório e antioxidante

Devido a substâncias bioativas e fenólicos, um dos benefícios da ora-pro-nóbis é sua característica que a torna um ótimo anti-inflamatório e antioxidante. Para deixar bem claro essa qualidade da planta, saiba que existe quase 5 vezes mais compostos fenólicos nessa planta do que no almeirão. Uma planta reconhecida por essas condições também.

Ideal para saúde do bebê

Então o ideal para a saúde do bebê, um dos benefícios da ora-pro-nóbis está diretamente ligado ao teor de vitamina B9 ou ácido fólico. Além disso, é ideal para as gestantes, essa planta evita a má formação do bebê, mas é preciso consultar seu obstetra para entender a quantidade ideal a ser consumida.

5 plantas que enchem de flores e que são fáceis de cuidar

Carregando comentários aguarde...
...