Anúncio

Torta de mamona: para que serve e quando deve ser usado? Saiba mais

Veja como potencializar sua adubação

Anúncio


Continua depois da publicidade

A torta de mamona é um adubo orgânico farelento, muito usado em jardins como fonte de Nitrogênio: um nutriente que as plantas precisam em grande quantidade. Visto isso, hoje, 31 de janeiro de 2022, aqui no Blog Horta e Jardim & Cia, separamos algumas dicas que te ajudarão a saber como utilizar essa torta. Por isso, leia agora sobre a  torta de mamona: para que serve e quando deve ser usado! Ficou curioso (a)? Não perca tempo! Leia o artigo na íntegra e confira!

Continua depois da publicidade

Primeiramente, o que é a Mamona?

A mamona é um fruto extraído da mamoneira. Essa é uma planta distribuída em quase toda a extensão do território brasileiro. Desses, o estado com a maior produção é a Bahia. Sua produção é muito válida, pois dessa planta é possível extrair vários produtos como o óleo de rícino, etanol, ração animal, a própria torta de mamona, entre outros produtos.

Continua depois da publicidade

Veja mais: Como Ter Uma Horta Resistente E Forte? Passo-A-Passo Para Ter Um Espaço Ideal Para Plantar O Que Quiser

A torta de Mamona

Torta de mamona, Foto: Canva Pro.

Ela é o resídio da extração dos óleos das sementes das mamoneiras. Por conta do seu altíssimo teor de nitrogênio, fósforo, cálcio  e micronutrientes, é muito usada como adubo orgânico. Além disso, ainda possui propriedades como inseticida e nematicida.

É possível comprar esse adubo facilmente em casas de jardinagem e supermercados, costumeiramente presente dentro de caixas de papelão. Para sua aplicação, deve-se misturar a torta de mamona nos plantios, durante a preparação do solo.

Para isso, misture a torta com a terra superficial, em plantas já estabelecidas. É importante obedecer À recomendação descrita na embalagem dos produtos, para que não ocorram excessos ou faltas que sejam prejudiciais à planta.

Ademais, é bom também ressaltar em relação à toxicidade da mamona. Assim como a planta, a torta de mamona é igualmente tóxica. Isso acontece pois ela possui um composto tóxico chamado “ricina”.

Uma vez aplicada ao solo, misture à terra, e não deixe nenhum montinho aos cantos do vaso. Dessa forma, você evita que seus animais de estimação acabem comendo, fato que poderia levar o animal à morte. Também procure deixar fora do alcance de crianças.

Como preparar a torta de mamona caseira

Torta de mamona, Foto: Canva Pro.

Para iniciar, procure um local arejado para realizar a preparação. Logo após retirar os frutos, deixe-os secando, em local fresco, arejado e seco, por 60 dias. Após isso, triture as sementes em um liquidificador.

O liquidificador não deve ser o mesmo da preparação de alimentos, por conta das sementes serem tóxicas. Caso não tenha outro copo disponível, então coloque as sementes em um saco de pano, e bata-as bem, utilizando o auxílio de um martelo, até estar bem triturada. Feito isso, sua torta de mamona estará pronta.

Veja mais: Como plantar Urucum? O Colorau é perfeito para dar cor aos alimentos

Dúvidas no preparo do adubo orgânico?! Herborista tem dicas sobre o tema e sobre cuidado com plantas

Carregando comentários aguarde...
...