Veja dicas simples sobre como cultivar menta e aproveite a versatilidade dessa planta
Aprenda o passo a passo super simples de como cultivar menta
Rio de Janeiro, 31 de maio de 2022, por Rodrigo Guimarães – Aprenda hoje aqui no Blog Horta, Jardim e Cia como cultivar menta, uma das ervas mais usadas na culinária e na preparação de remédios caseiros. Essa é uma erva que brota durante o ano todo e é importante ter um vasinho dessa planta em casa, devido aos benefícios que essa plantinha oferece para sua vida.
Como cultivar menta de forma correta
A forma mais eficiente para cultivar menta de forma correta é através de estacas. Pois, ainda que seja possível fazer o plantio de sementes, a estaquia apresenta resultados mais rápidos quando se fala em crescimento.
Em regiões mais quentes do país, essa planta deve ser cultivada quando estiver acabando o verão. Em locais mais frios do Brasil, é preciso fazer o cultivo de menta durante a primavera.
Então, leia a seguir: Seus Cravos Não Dão Flores? Veja Técnicas Para Estimular A Floração
Vaso ideal

O tamanho do vaso deve ser grande para cultivar menta de forma correta. Pois essa plantinha se espalha sobre o solo e precisa de uma profundidade de 20 centímetros para se espalhar facilmente.
Caso você queira cultivar menta em locais abertos, diretamente no solo. Saiba que é preciso que ela tenha espaço para crescer sozinha, visto que ela poderá se espalhar sem cobrir outros vegetais em sua horta, prejudicando-os.
Além disso, o vaso deve contar com um sistema de drenagem eficiente visto que isso evitará que a água fique presa ao solo. Por sua vez, deve ser composto de substrato vegetal leve e rico em nutrientes.
Cuidados essenciais para cultivar menta
Logo após preparar o vaso, faça o plantio da estaca retirada de uma planta saudável e mantenha esse vasinho em um local sem exposição solar em excesso. Pois, apesar de sua resistência às altas temperaturas, você deve conferir uma condição de meia sombra para cultivar menta de forma correta.
Ademais, você deve manter o solo úmido por isso, é preciso manter uma rega regular e abundante. Principalmente em épocas mais quentes e durante a fase de crescimento inicial da planta.
A floração acontece durante o início do verão e você deve colher os brotos a medida que ir precisando. Afinal, essa é uma erva aromática usada para diversas finalidades, desde a culinária até o preparo de chá ideal para o tratamento de doenças como a gripe e a bronquite, por exemplo.
Saiba mais sobre o cultivo de temperos
Agora, veja um pouco mais sobre os cuidados necessários para se ter com sua horta de temperos, nesta matéria do Globo, publicada em 27 de junho de 2020, por Vanessa D’Amaro.
Ademais, leia também: Santo Remédio: Veja Técnicas Para Cultivar Boldo Em Casa
Benefícios das ervas e temperos caseiros: prevenção contra o envelhecimento precoce e até câncer



