Anúncio

Não vai para frente? Conheça os erros mais comuns ao cultivar bambu da sorte

Confira como fazer o cultivo da maneira correta

Foto do revisor (Elizandra Costa)
Revisado por: (Elizandra Costa)
Anúncio


Rio de Janeiro, 29 de maio de 2022, por Rodrigo Guimarães – Hoje, no Horta, Jardim & Cia, vamos te contar tudo para que você não cometa 5 erros comuns ao cultivar bambu da sorte, essa planta ornamental que, conhecida por sua beleza, se tornou perfeita para presentear alguém especial!

Continua depois da publicidade

O que é Bambu da Sorte

Apesar do nome, o bambu da sorte na verdade, pertence à família das Ruscaceae, a mesma a que a Pata de Elefante pertence.

Ele é originário da África, mas sua popularidade é mais expressiva na Ásia, principalmente na China, onde acredita-se que que o Bambu da Sorte atrai boas energias e prosperidade. Por esse motivo, é costume por lá, presentear recém casados, ou quem recentemente teve um bebê com uma muda da planta.

Continua depois da publicidade

Assim, leia agora: Como cultivar lichia? Fruta diferente, deliciosa e cheia de sabor

5 erros comuns no cultivo do Bambu da Sorte

Como vimos anteriormente, o bambu da sorte é conhecido por ser uma planta exuberante, e por isso ele é muito cultivado em casas e jardins. Entretanto, por ser uma planta delicada, ele demanda alguns cuidados especiais para crescer e se desenvolver a perfeição.

Continua depois da publicidade

Mas por não ter conhecimento desse fato, é muito comum as pessoas cometeram alguns erros na hora de cultivá-lo. A seguir vamos te contar mais sobre esses 5 erros comuns e te mostrar como solucionar o problema:

  • Excesso de luz solar: as pessoas costumam colocar o vaso de bambu da sorte em locais muito iluminados, entretanto o excesso de luz solar pode queimar sua muda e deixá-la amarelada. O ideal é posicioná-lo em um local onde a incidência de luz seja maior pela manhã, quando a mesma não é tão forte e prejudicial para a planta;
  • Excesso de umidade: o bambu da sorte gosta de solo úmido mas nunca encharcado. O ideal e regar com um intervalo de 3 dias. Uma dica legal é sentir com o dedo se o solo está úmido, se não pode regar. Se sim, o ideal é deixar para o dia seguinte;
  • Podas consecutivas: mesmo que seu bambu da sorte esteja com algumas folhas amareladas, não se deve podar com muita frequência. O ideal é efetuar a poda só quando a muda estiver com excesso de folhas, e com um intervalo de um mês entre cada poda;
  • Prender a ponta da muda: é comum fazer com que a planta fique trançada, a amarrando com um arame desde a parte de baixo até o meio. Mas nunca se deve prender a ponta, pois isso a deixa fraca e a impede de crescer o que pode acabar levando-a a morte;
  • Excesso de fertilizantes: é comum colocar fertilizantes. Mas o excesso pode deixar a planta amarelada e com aspecto feio. O ideal é fazer uso do fertilizante uma vez por ano, apenas no inverno, mais do que isso enfraquece a muda a impedindo de se desenvolver.

Com essas dicas, seu bambu da sorte crescerá forte e saudável. E você nunca mais cometerá esses 5 erros!

Como trançar a muda de bambu da sorte?

Cultivo de bambu da sorte - Reprodução Freepik
Cultivo de bambu da sorte – Reprodução Freepik

Uma prática comum é trançar a muda de bambu para que ela chame mais atenção e seja usado na decoração de ambientes.

Para deixar ela assim, o ideal é iniciar o processo com a muda pequena. Entrelace as folhas e amarre com um arame, mas sempre deixando a ponta livre para ela continuar crescendo. Feito isso, e só esperar, que conforme ela for crescendo, vai ficando naturalmente trancada.

Gostou de saber mais sobre o cultivo do bambu da sorte?

Então adquira sua muda e aproveite as boas energias que ela atrai!

Então, leia também: Jasmim É Tóxico Para Gatos? Descubra Agora Mesmo!

DICAS INCRÍVEIS para você fazer a sua HORTA EM CASA fresquinha, orgânica e saborosa

Carregando comentários aguarde...
...