Anúncio

10 usos do bicarbonato de sódio na cozinha: veja como utilizar esse poderoso composto químico

Na casa, para uso cosmético e para facilitar a rotina, o bicarbonato de sódio é um aliado versátil e útil

Anúncio


Economizar e conseguir realizar com sucesso as tarefas cotidianas de limpeza é uma combinação super desejada, não é mesmo? Tendo isso em vista, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go separou hoje (14/08) dicas de 10 usos do bicarbonato de sódio na cozinha que talvez você ainda não conheça.

Continua depois da publicidade

A maior vantagem de utilizar esse poderoso composto químico para auxiliar na limpeza é a otimização do tempo. Junto a isso, você não precisa gastar dinheiro com produtos caros que muitas vezes não cumprem o que prometem.

10 usos do bicarbonato de sódio na cozinha

Não é de hoje que o bicarbonato de sódio é utilizado para facilitar a limpeza de várias coisas, incluindo roupas, banheiro, eletrodomésticos e muito mais.

Além disso, o composto químico é usado para cuidar da pele, remover manchas, manter armários limpos e livre de traças, substituir ingredientes e por aí vai.

Desse modo, separamos 10 usos do bicarbonato de sódio na cozinha para você conhecer e se beneficiar também das vantagens.

Confira também: Como fazer detergente natural e caseiro: confira opções econômicas e ecológicas

Continua depois da publicidade

1. Faltou o fermento? Use bicarbonato de sódio

Dicas: 10 usos do bicarbonato de sódio na cozinha: veja como utilizar esse poderoso composto químico
Dicas: 10 usos do bicarbonato de sódio na cozinha: veja como utilizar esse poderoso composto químico – Imagem: Divulgação cleanipedia

O bicarbonato de sódio pode ser utilizado para substituir o fermento em pó, na falta deste, pois ele deixa a massa fofinha.

Continua depois da publicidade

Utilize, portanto, 1/4 de colher de chá de bicarbonato com 1/2 colher de chá de vinagre para cada 1 colher de fermento da receita.

2. Para limpar azulejos encardidos

Tire manchas antigas dos azulejos, cerâmicas e piso com a ajuda do bicarbonato de sódio. Basta fazer uma misturinha com água oxigenada, suco de limão ou vinagre de álcool, aplicar na superfície e esfregar.

3. Para desentupir pias

Vinagre com bicarbonato de sódio é uma solução super interessante para desentupir facilmente a pia. Faça a mistura e despeje no cano, vai ser uma mão na roda! Ou jogue o pó primeiro e depois o vinagre, nesse caso, o sucesso é garantido.

4. Para dar brilho às torneiras e registros

Torneiras e registros podem enferrujar e ficar com uma aspecto opaco. Dessa forma, para dar brilho, basta utilizar o bicarbonato de sódio.

Basta, portanto, fazer uma mistura de água morna com o composto e aplicar na área com a ajuda de uma flanela.

5. Para acabar com o mofo

Então, retire e dê adeus ao mofo com o bicarbonato de sódio. Assim, prepare uma solução com água e um pouco do pó que deve ser equivalente à área e aplique no local. Portanto, depois de esfregar, enxágue e seque com uma pano seco que não solte fiapos.

6. Para limpar o fogão e o forno

Desse modo, saiba que fogão e forno sujos, engordurados e até mesmo com crostas podem ser facilmente limpos com o auxílio do bicarbonato de sódio.

Ora, dependendo do material do seu eletrodoméstico, prepare soluções com o pó, vinagre, detergente e água morna.

7. Para lavar legumes e frutas

Então, deixe as frutas e legumes que vieram do mercado mais limpas com o bicarbonato de sódio. Assim, deixe o alimento de molho em água e o pó diluído por alguns minutos.

8. Para limpar o micro-ondas

Assim como forno e fogão podem ser limpos com o bicarbonato de sódio, o micro-ondas também. ora, a higienização pode ser feita utilizando o pó, água e vinagre.

9. Para higienizar a geladeira

Na limpeza mais intensa da geladeira, utilize uma solução feita com bicarbonato, suco de limão e água. Além de limpar, a mistura retira o odor indesejado do eletrodoméstico.

10. Para manter a esponja da pia livre de bactérias

Desse modo, é super importante higienizar a esponja da pia, pois ela acumula restos de alimentos e também muitas bactérias. Portanto, deixe-a de molho em uma mistura de bicarbonato de sódio e água durante toda a noite.

Então, no dia seguinte, lave a esponja e utilize-a normalmente. Assim, lembre-se de trocá-la a cada, 20 dias, no máximo.

Confira ainda: Bicarbonato de sódio, um aliado na limpeza doméstica: confira diversas utilidades

Dicas importantes para se economizar gás no dia a dia

Pois bem, descubra maneiras de fazer seu gás render bastante. Veja  dicas preciosas de como economizar no gás e no bolso, já que o preço do item anda nas alturas.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais