Anúncio

Salada de folhas verdes: veja o que acontece com o seu corpo quando você come todos os dias

Anúncio


Quando pensamos em saúde, pensamos em verde. Quando pensamos na natureza, pensamos verde. Verde é uma cor associada aos bons aspectos da vida, mas quando se trata de escolhas alimentares, geralmente temos uma certa relutância em relação a esse grupo de alimentos. Por isso, nesta quinta (07/01), o Receitas Fáceis, do Folha Go, mostrará os benefícios de se comer uma salada de folhas verdes diariamente.

Continua depois da publicidade

Assim, leia mais: Salada de feijão fradinho: experimente essa receita diferente que fica pronta em 20 minutos

As verduras são consideradas “superalimentos” – Foto: Canva Pro

Consumir verduras é uma das melhores coisas que podemos fazer pelo nosso bem-estar. Não é a toa que, na matéria especial que preparamos, vamos te dar detalhes sobre o que esses alimentos fazem pelo organismo. Além, é claro, de te ensinar uma receitinha deliciosa. Confira!

Benefícios das saladas verdes

Em muitos locais do mundo, apresenta-se os alimentos como couve, acelga e alface como um “segredo” cultural para a saúde. Entretanto, aqui no Brasil, independentemente da tradição de comê-los, da abundância e do custo barato, a maioria das pessoas os evita.

Os especialistas consideram as verduras de folhas verdes como um “superalimento”, portanto, você precisa se esforçar para incluir frequentemente em sua dieta. Lembre-se, um superalimento é algo que é mais denso em nutrientes, caloria por caloria, do que outro alimento “normal”.

Além disso, os verdes apoiam quatro das cinco forças vitais (nutrição, oxigenação, alcalinização e desintoxicação). Aqui estão algumas razões incríveis pelas quais comer uma salada de folhas verdes é absolutamente vantajoso para a saúde.

Continua depois da publicidade

Folhas verdes, principalmente escuras, ajudam a queimar gordura

As verduras são recomendadas como alimento para emagrecer. Você pode pensar que isso ocorre porque elas têm poucas calorias, mas é mais do que isso!

Continua depois da publicidade

Esses alimentos têm sim baixo teor calórico, embora ainda contenham nutrientes e outros compostos ativos. No entanto, seu efeito na perda de peso é também por conta dos nitritos.

A associação dessas substâncias está diretamente ligada ao escurecimento das células de gordura. Isso significa uma conversão das células brancas armazenadoras de gordura em células marrons queimadoras de gordura. Isso cria uma queima extra e, finalmente, emagrecimento.

Retardo do envelhecimento e melhora da função cognitiva com a salada de folhas verdes

Quem come uma saladinha diariamente tem uma diminuição significativa na quantidade de declínio cognitivo, segundo estudos. A associação se dá por conta do alto teor de vitamina K, folato, beta-caroteno e luteína presentes nas verduras verdes.

Esses antioxidantes naturais fazem também a:

  • Proteção cerebral;
  • Suporte celular;
  • Função anti-inflamatória;
  • Contribuição nutricional de ácidos graxos essenciais.

Um bom aliado do coração é o verde

A saúde cardiovascular é influenciada positivamente de várias maneiras ao se consumir um prato de salada de folhas verdes por dia. As verduras regulam a produção de um hormônio conhecido como eritropoetina, que diminui a viscosidade do sangue. Isso reduz potencialmente os coágulos sanguíneos e ataques cardíacos.

Ademais, confira também: Salada de repolho com creme de leite; opção e prática rápida para uma refeição

Além de ser aliada do coração, a salada é ótima para emagrecer
Aliada do coração, a salada é ótima para emagrecer – Foto: Canva Pro

Salada de folhas verdes na luta contra a diabetes

Desequilíbrios de glicose, que podem levar a complicações como diabetes, são passíveis de ser evitados, mas também regulados pela introdução de verduras em sua dieta. Encontra-se magnésio, ácido graxo ômega-3 e polifenóis nas folhas verdes. Estes são considerados de importância crucial no gerenciamento da carga glicêmica e da sensibilidade à insulina.

Verduras verdes escuras protegem contra toxinas

Aflatoxinas são tipos de toxinas produzidas por fungos, sendo uma das substâncias mais cancerígenas conhecidas. A clorofila encontrada nas plantas, e abundante em particular nas verduras, tem um efeito neutralizante sobre essas toxinas.

Como consumir as folhas verdes

A primeira dica para se consumir as folhagens esverdeadas de forma mais eficaz, bem como benéfica para o corpo, é priorizando os produtos sem agrotóxicos. Além do sabor ser mais natural, obviamente, não se corre o risco de ingerir junto, substâncias nocivas.

Entretanto, algo importante a se ressaltar é que, por mais que seja saudável, o consumo em excesso não traz vantagens para o organismo. Aliás, nada em excesso faz bem.

Comer demais, mesmo sendo verduras e naturais, pode causar efeitos colaterais indesejados. Por exemplo, alguns vegetais retêm cálcio para que seu corpo não o absorva por completo.

Um prato por dia é o suficiente, sem contar que você sempre pode experimentar diversas folhas. É por isso que a variedade é vital!

Experimente rúcula, folhas de beterraba, couve, mostarda, alface americana, espinafre, entre muitos outros tipos. Coma uma grande variedade de verduras e terá sempre benefícios positivos para a saúde.

Receita de salada de folhas verdes

Ingredientes:

  • Quantas folhas desejar de alface crespa;
  • Quantas folhas desejar de alface americana;
  • Algumas folhas de rúcula;
  • Algumas folhas de acelga.

Modo de preparar:

Lave bem todas as folhas debaixo d’água. Assim, em seguida, coloque dentro de um vasilhame com uma solução de água e desinfetante de verduras. Dessa forma, deixe no molho por mais ou menos 15 minutos.

Após o tempo, retire as folhas do molho, escorrendo-as bem. Entretanto, é preciso passá-las novamente na água corrente para, depois, centrifugá-las.

Pique bem fino ou rasgue as verduras dentro de uma travessa ou saladeira, acrescentando o molho preferido. Mas, faça isso apenas na hora de servir. Delícia, não?

E então? Gostou do artigo sobre a salada de folhas verdes? Acredita que ele pode ser útil para alguém? Pois, então, deixe seu comentário e compartilhe! Será de grande importância alcançar mais pessoas.

Dessa forma, você pode se interessar: Salada tropicana: mistura de sabores que conquistam o paladar; confira

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais