Arroz à piamontese: aprenda uma receita diferente e muito deliciosa
A receita do arroz à piamontese que a coluna Receitas Fáceis, do Folha Go, vai ensinar hoje (02/01) é bem rápida e simples. Mas, é aquele tipo de prato diferenciado, ideal para um almoço diferenciado. Além disso, no dia a dia, é uma boa ideia para se aproveitar aquele arrozinho que ficou de sobra no dia anterior.
Portanto, leia mais: Arroz com moela cozida e temperada; um jantar fácil e rápido
Assim, esse tipo de preparação do arroz é mais do que um prato. Ele se tornou um símbolo da cozinha brasileira, abrilhantando e incrementando a nossa gastronomia. Para saber mais sobre sua origem e como fazer essa delícia, não deixe de ler a matéria até o final, ok?
Um pouco sobre a origem desse prato
Os italianos de Lombardia, Piemonte e Vêneto que vieram para o Brasil no século passado, acabaram se instalando na cidade de São Paulo. Eles queriam continuar cozinhando alguns pratos, tal como na Itália, mas não conseguiram.
Faltava-lhes um ingrediente fundamental do prato dessas três regiões, principalmente da Lombardia. Esse ingrediente era um arroz que tivesse altos níveis de amido, capazes de absorver o caldo de forma homogênea, mas, ainda assim, permanecer com a consistência “all dente”.
Entretanto, além disso, o prato tinha que ficar cremoso, nunca líquido, tal como as sopas. Era aquele meio termo entre o duro e o mole, sabe? Então, por isso, os italianos resolveram adaptar o original da receita do nordeste e noroeste da Itália.
Obviamente que o arroz não ficou nem igual, mas acabou resultando em um apetitoso prato que fez sucesso no país (e no mundo) todo. Eles usaram arroz agulhinha, que é o tipo que mais usamos no Brasil.
Apesar de ter uma absorção suficientemente do sabor de todos os ingredientes, o agulhinha não consegue adquirir a consistência cremosa. Daí surgiu o arroz à piemontese.
Dessa forma, confira mais: Como fazer cream cheese caseiro perfeito: conheça a receita e se surpreenda
Receita de arroz à piamontese
Essa receita demora apenas 20 minutos para ficar pronta, dada a sua facilidade no preparo. Além disso, rende 8 porções bem generosas. Confira os ingredientes:
- 1/2 colher de sopa de óleo;
- Água o suficiente para fazer o arroz;
- 1 colher de sopa de alho amassado;
- Sal ao seu gosto;
- 1 lata pequena de champignon;
- 100 gramas do queijo tipo mussarela;
- 2 xícaras de chá do arroz agulhinha lavado;
- 1 embalagem do creme de leite.
Modo de preparar:
Para fazer o arroz à piamontese, em uma panela grande, coloque o óleo e frite a quantidade de arroz. Junte o alho e vá mexendo até que ele fique bem soltinho e torradinha, mas sem escurecer.
Coloque aproximadamente uns 2 dedos de água acima da quantidade de arroz na panela. Deixe tampado até secar.
Em seguida, coloque o creme de leite, o champignon e a mussarela. Deixe no fogo baixo até que a mussarela derreta. O ponto do arroz deve ficar como o de um risoto, assim, bem molhadinho e cremoso.
Viu só como é fácil preparar o arroz à piamontese? É uma receita simples, mas com aquele ar sofisticado. Já experimentou? Que tal começar o Ano Novo com esse prato delicioso?
Ademais, você também pode gostar: Baião de dois especial: um prato nordestino bem saboroso; confira
Comentários estão fechados.