Bolinho de chuva: a chef Júlia Faria ensina como fazer o quitute igual o das avós
Um bolinho que remete totalmente à infância e tem sabor de carinho de família
Nada como um quitute gostoso para nos tranquilizar em meio à pandemia, não é? Que tal encontrar aconchego hoje (13/02) aqui no Receitas Fáceis, do Folha Go, com a receita da chef Júlia Faria de bolinho de chuva? Essa delícia, que fica pronta em 40 minutos e rende 40 unidades, é uma comidinha simples, mas capaz de tocar bem fundo nas memórias afetivas e no seu coração.
Saiba como fazer o bolinho de chuva
Essa maravilha de bolinho surgiu lá em Portugal, mas se tornou bastante popular aqui no Brasil por causa de um programa infantil muito querido: o Sítio do Picapau Amarelo. Em alguns episódios, a cozinheira amada Tia Nastácia fazia carinhosamente os quitutes para a criançada: Narizinho, Pedrinho e para Emília, a bonequinha de pano.
De Portugal para o Brasil. Da TV para sua mesa. Veja abaixo a receita super simples que a chef Júlia ensina para não ter erro.
Assim, leia mais: Farofa Com Banana E Bacon: Aprenda A Preparar Esse Acompanhamento Com O Chef Ravioli
Ingredientes
Confira o que será preciso:
- 300 ml do leite integral;
- 2 ovos;
- 8 colheres de sopa rasas do açúcar cristal;
- 1 colher de sopa do fermento químico em pó;
- 500 gramas da farinha de trigo;
- Óleo o suficiente para fritar;
- Açúcar refinado para finalização;
- Canela (pó) para finalização.
Passo a passo
A Chef Júlia ensina que, para fazer o bolinho, é preciso misturar os ingredientes secos. Em seguida, os outros ingredientes. Para isso, conte com a ajuda de uma colher de pau ou um fuê para a massa ficar homogênea.
Esquente o óleo o suficiente para que os bolinhos fiquem em imersão. Com uma colher, vá pingando um pouco da massa nesse óleo já quente e fritando até dourar.
O tamanho do bolinho de chuva dependerá da quantidade da massa que você colocar na colher. Mas, lembre-se que ele cresce, pois tem fermento.
Enquanto os quitutes fritam, misture a canela no açúcar e, à medida que ficarem prontos, passe-os na mistura. Você pode servir acompanhado de uma deliciosa ganache quente, doce de leite, bem como goiabada derretida.
Sugestão de consumo
Os bolinhos combinam super bem com chás nos dias mais chuvosos e frios; sabe aqueles dias preguiçosos? Mas isso nada impede que eles sejam consumidos também quando o sol estiver “rachando”, como dizem por aí.
Para o clima mais quente, uma boa sugestão é comer essas bolinhas de amor com um suco natural do sabor preferido. Os refrigerantes não estão excluídos totalmente da lista, mas é melhor dar preferência para as bebidas naturais, uma vez que devemos prezar pela boa saúde sempre.
Essa receita da chef Júlia Faria é muito simples de fazer, com grau de dificuldade zero. Portanto, experimente preparar o bolinho de chuva na sua casa e rememorar a infância, onde as avós nos brindavam com essas delícias recheadas de carinho!
Dicas para o bolo perfeito
Janaína Barros entrevista a confeiteira gourmet Fabíola Melo sobre dicas muito especiais para quem quer fazer um bolo muito especial.
Comentários estão fechados.