Bolinho de chuva: a chef Júlia Faria ensina como fazer o quitute igual o das avós

Um bolinho que remete totalmente à infância e tem sabor de carinho de família

Nada como um quitute gostoso para nos tranquilizar em meio à pandemia, não é? Que tal encontrar aconchego hoje (13/02) aqui no Receitas Fáceis, do Folha Go, com a receita da chef Júlia Faria de bolinho de chuva? Essa delícia, que fica pronta em 40 minutos e rende 40 unidades, é uma comidinha simples, mas capaz de tocar bem fundo nas memórias afetivas e no seu coração.

Saiba como fazer o bolinho de chuva

Essa maravilha de bolinho surgiu lá em Portugal, mas se tornou bastante popular aqui no Brasil por causa de um programa infantil muito querido: o Sítio do Picapau Amarelo. Em alguns episódios, a cozinheira amada Tia Nastácia fazia carinhosamente os quitutes para a criançada: Narizinho, Pedrinho e para Emília, a bonequinha de pano.

De Portugal para o Brasil. Da TV para sua mesa. Veja abaixo a receita super simples que a chef Júlia ensina para não ter erro.

Assim, leia mais: Farofa Com Banana E Bacon: Aprenda A Preparar Esse Acompanhamento Com O Chef Ravioli

Ingredientes

Confira o que será preciso:

  • 300 ml do leite integral;
  • 2 ovos;
  • 8 colheres de sopa rasas do açúcar cristal;
  • 1 colher de sopa do fermento químico em pó;
  • 500 gramas da farinha de trigo;
  • Óleo o suficiente para fritar;
  • Açúcar refinado para finalização;
  • Canela (pó) para finalização.
Assim, a chef Julia Faria consegue despertar memórias afetivas com sua comida
Assim, a chef Julia Faria consegue despertar memórias afetivas com sua comida – Foto: Canva Pro

Passo a passo

A Chef Júlia ensina que, para fazer o bolinho, é preciso misturar os ingredientes secos. Em seguida, os outros ingredientes. Para isso, conte com a ajuda de uma colher de pau ou um fuê para a massa ficar homogênea.

Esquente o óleo o suficiente para que os bolinhos fiquem em imersão. Com uma colher, vá pingando um pouco da massa nesse óleo já quente e fritando até dourar.

O tamanho do bolinho de chuva dependerá da quantidade da massa que você colocar na colher. Mas, lembre-se que ele cresce, pois tem fermento.

Enquanto os quitutes fritam, misture a canela no açúcar e, à medida que ficarem prontos, passe-os na mistura. Você pode servir acompanhado de uma deliciosa ganache quente, doce de leite, bem como goiabada derretida.

Sugestão de consumo

Os bolinhos combinam super bem com chás nos dias mais chuvosos e frios; sabe aqueles dias preguiçosos? Mas isso nada impede que eles sejam consumidos também quando o sol estiver “rachando”, como dizem por aí.

Para o clima mais quente, uma boa sugestão é comer essas bolinhas de amor com um suco natural do sabor preferido. Os refrigerantes não estão excluídos totalmente da lista, mas é melhor dar preferência para as bebidas naturais, uma vez que devemos prezar pela boa saúde sempre.

Essa receita da chef Júlia Faria é muito simples de fazer, com grau de dificuldade zero. Portanto, experimente preparar o bolinho de chuva na sua casa e rememorar a infância, onde as avós nos brindavam com essas delícias recheadas de carinho!

Dicas para o bolo perfeito

Janaína Barros entrevista a confeiteira gourmet Fabíola Melo sobre dicas muito especiais para quem quer fazer um bolo muito especial.

YouTube video

 

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais