Anúncio

Bolo de mandioca com coco molhadinho: confira receita sensacional que rende 12 porções especiais

Uma receita com a cara do Nordeste

Anúncio


Hoje, 12 de dezembro de 2021, trouxemos um delicioso bolo de mandioca com coco molhadinho. Uma guloseima perfeita para um café da manhã ou lanche especial.  Vamos te ensinar essa receita que enche a boca d’água e fica uma delícia. Portanto, confira aqui no Receitas Fáceis do Folha Go e aproveite que o fim de semana mais doce no seu lar! A receita fica pronta em 40 minutos e rende 12 porções bem generosas.

Continua depois da publicidade

Saiba como fazer bolo de mandioca com coco molhadinho para café da manhã ou lanche

O bolo de mandioca, também conhecida como macaxeira ou aipim, é uma das delicias típicas da região Nordeste do Brasil. Porém, a receita original vem das tribos indígenas que que desenvolveram ao longo da bacia do Rio Amazonas.

Aliás, a mandioca era cultivada por muitas tribos em todo o Brasil e sendo a base de muitos pratos, tanto por seu valor nutricional como pela facilidade de cultivo. Ela, aliás, pode ser utilizada para diversas receitas salgadas e doces. Além do bolo, outros pratos que leva esse ingrediente é a famosa “tapioca” conhecida em todo o país, bem como pão de queijo mineiro e o biscoito de tapioca.

Já o coco é uma fruta tropical e que está muito presente na culinária brasileira, principalmente na região Nordeste do país. Sendo indispensável nos dias de sol na praia, a água de coco com certeza faz toda a diferença na hora de refrescar o calor! Contudo, a sua polpa ou o leite de coco, também é muito utilizada no preparo de doces, bolos, moquecas, vatapás e outros pratos típicos da região.

Por isso, que tal juntar essas duas delícias? Afinal, quem não ama um bolo fofinho que derrete na boca e deixa um gostinho de quero mais, não é mesmo?! Sendo assim, combinar sabor e consistência é fundamental para o sucesso de um prato. Abaixo, então, aprenda como fazer o bolo de mandioca com coco molhadinho!

Assim, leia também: Bolo cremoso de milho: Tradicional e saboroso perfeito para servir no café da manhã, e fica pronto em 40 minutos

Continua depois da publicidade

Ingredientes

  • 500 gramas de mandioca cozida (sem sal);
  • 200 ml de leite de coco;
  • 3 ovos;
  • 1 xícara (chá) de açúcar;
  • Meia xícara (chá) de óleo;
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo sem fermento;
  • 50 gramas de coco ralado;
  • Uma colher (sopa) de fermento em pó.

Passo a passo de como preparar bolo de mandioca com coco molhadinho

Bolo de Mandioca com Coco para café da manhã ou lanche
Bolo de mandioca com coco molhadinho: confira receita sensacional para café da manhã ou lanche – Foto: Canva

Comece preaquecendo o forno a uma temperatura de aproximadamente 180° C. Antes de começar a preparar a massa, retire aquele cabinho branco que tem no meio da mandioca e reserve. Em seguida, no liquidificador, coloque os ovos, o leite de coco, o óleo, a mandioca cozida e o açúcar. Bata tudo por cerca de 2 minutos e transfira essa mistura para uma tigela.

Desse modo, adicione a farinha de trigo e o coco ralado, misturando tudo muito bem, até que fique uma mistura bem homogênea. Por último, adicione o fermento em pó e misture delicadamente. Em seguida, despeje essa massa numa forma untada e enfarinhada. Asse no forno preaquecido por cerca de 45 minutos ou até dourar.

Para ver se o bolo esta assado, basta fazer o teste do palito. Isto é: introduza um palito no centro da massa, se sair limpo está pronto, caso contrário deixe mais alguns minutos. Por fim, retire do forno e deixe esfriar, desenforme e sirva a seguir com um delicioso cafezinho feito na hora. Bom apetite!

Sugestões de acompanhamentos

Essa receita é perfeita para fechar uma refeição principal como sobremesa, após um almoço ou jantar, mas é perfeita na mesa de café, brunch e até o momento do lanche da tarde.  Assim, pode servir em várias ocasiões, e fica uma receita ótima degustada com um café fresquinho ou até um bom drink. Aproveite e faça ainda hoje esse bolo de mandioca com coco molhadinho.

Ademais, confira também: Bolo fofinho de Maracujá: saiba agora mesmo como preparar esta delícia

Dicas matadoras para o bolo perfeito!!!

Janaína Barros apresenta dicas preciosas da confeiteira gourmet Fabíola Melo, sobre como fazer o bolo sem erros especial e não errar mais. Portanto, confira!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais