Cuscuz nordestino: receita típica incrivelmente saborosa, variação perfeita para o café da manhã

Um prato típico que agrada todos pelo sabor.

Hoje (24/08), você aprenderá a fazer uma receita típica de cuscuz nordestino, aqui no Receitas Fáceis do Folha Go. A priori, ela rende 3 porções e fica pronta em aproximadamente 25 minutos. Além disso, o seu nível de dificuldade é considerado como fácil. Portanto um prato incrivelmente saboroso e que dá para substituir no dia a dia do café da manhã.

Como fazer receita típica de cuscuz nordestino no café da manhã

Surpreendentemente, há somente 1 único ingrediente nessa receita de cuscuz nordestino que você pode, eventualmente, trocar por algum outro. Com efeito, você pode usar margarina ao invés da manteiga, por exemplo. No mais siga a receita na sua íntegra.

Veja ainda: Cuscuz tradicional é a receita perfeita para fechar o dia

Ingredientes

  • ¾ de xícara (chá) de água;
  • 1 e ½ xícara (chá) de farinha de milho flocada;
  • 2 colheres (sopa) de manteiga;
  • ½ colher (chá) de sal.

Modo de preparo

cuscuz nordestino receita típica para café da manhã
Cuscuz nordestino: receita típica incrivelmente saborosa e fácil de fazer para o café da manhã. Fonte da imagem: TudoGostoso/Reprodução
  • Antes de tudo, misture a farinha de milho com o sal. em um recipiente.
  • Em seguida, regue com a água de pouco em pouco, mexendo com a ajuda de uma colher a fim de umedecer a farinha. Não obstante, lembre-se que a textura deverá ficar tal como uma areia molhada, ou seja, bastante úmida.
  • Então, aguarde hidratar por um período de 10 minutos. Desse modo, os flocos adquirirão uma consistência mais macia ao passar pelo cozimento no vapor.
  • Agora, procure preencher o fundo da cuscuzeira empregando água e acople o cesto de vapor na panela.
  • Assim, leve a farinha de milho devidamente hidratada para o cesto, porém vá compactando. Na sequência, tampe e deixe no fogo alto para poder cozinhar.
  • Posteriormente, quando iniciar a fervura, um vapor suave irá subir pela lateral. Reduza o fogo e espere cozinhar por mais 10 minutinhos, até que o cuscuz fique muito macio. Averigue ao abrir a tampa: o cuscuz necessita estar inflado e macio ao toque.
  • Logo depois, desligue o fogo e, com toda a cautela para evitar riscos e acidentes, puxe a haste central a fim de desenformar o cuscuz. Coloque agora em uma tigela e desmonte o cuscuz em pedaços com o auxílio de um garfo.
  • Misture a manteiga com aproximadamente ¼ de xícara (chá) da água fervente que está na cuscuzeira em uma tigela. Mexa usando uma colher, até que no mínimo metade da manteiga derreta.
  • Por fim, regue a água com manteiga em cima do cuscuz e misture utilizando o garfo. Aliás, a água com manteiga faz com que o cuscuz fique mais gostoso e molhadinho. Sirva logo na sequência.

Uma sugestão de consumo do cuscuz nordestino do Receitas Fáceis no café da manhã

Sem sombra de dúvida, o cuscuz nordestino é um alimento incrivelmente versátil, podendo ser consumido de diferentes formas, combinado com os mais variados alimentos. Você pode consumi-lo com um pouco de manteiga, simplesmente. Além disso, pode comê-lo junto com alguma carne ou mesmo um caldo de alguma carne ou frango, por exemplo.

Veja ainda: Saiba como fazer um delicioso cuscuz à paulista para o almoço

Dicas de como deixar o pão sempre fresquinho

Descubra como manter seu pão francês fresquinho por muito mais tempo. As dicas são preciosas e simples de fazer, deixando o pão sempre macio e como novinho.

YouTube video

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais