Anúncio

Massa folhada; descubra como é feita essa delícia de receita

Anúncio


A receita de hoje, 24 de março, vai de fato te impressionar! O  Receitas Fáceis veio te ensinar a preparar uma massa folhada sem erro. A receita é simples porém demorada. Pois, em torno de 1 horinha e meia você finaliza o preparo. Entretanto, ela rende uma boa quantidade. Dependendo do tamanho que você for fazer, rende cerca de 6 porções para aproveitar muito.

Continua depois da publicidade

Massa folhada, como fazer?

Antes de tudo, você sabe o que é a massa folhada? Então, ela é um tipo de massa que se caracteriza pela aparência laminada e textura crocante. É utilizada para preparar uma grande variedade de aperitivos e sobremesas, especialmente com recheios. Seu preparo nem sempre é fácil, mas com essa receita você vai preparar sem erros.

Ingredientes

Pois bem, você só vai precisar dos seguintes itens:

  • 500 g de farinha;
  • 250 ml de água morna;
  • 60g de manteiga comum (derretida);
  • 350g de manteiga comum (sem derreter);
  • 1/2 colher de sopa de sal;

Como fazer a massa folhada

Receita de Massa folhada
Receita de Massa folhada. Foto: Canva Pro

O preparo é bem simples, para fazer a massa, comece colocando toda a farinha peneirada em uma tigela e faça um buraco no meio. Logo em seguida, em um recipiente separado, derreta os 60 g de manteiga no micro-ondas e despeje no buraco da farinha. Adicione também a água e o sal no centro da farinha. Retire o resto de manteiga da geladeira para que fique à temperatura ambiente.

Agora, comece a misturar os ingredientes incorporando a farinha de fora para dentro. Você pode começar fazendo isto com a ajuda de uma espátula e utilizar as mãos quando a massa começar a tomar consistência. Não é necessário trabalhar a massa demais, já que a massa folhada não se caracteriza por ter uma textura lisa. Quando estiver pronta, faça uma bola com a massa.

Pois bem, marque uma cruz na bola com a ajuda de uma faca e coloque a massa na geladeira por uma hora. Após este tempo, retire-a, polvilhe um pouco de farinha sobre a superfície onde você vai trabalhar a massa folhada e coloque a bola. Abra a massa com um rolo, seguindo o formato de cruz que você desenhou antes.

Continua depois da publicidade

Como trabalhar a massa

Ao abrir a bola, deixe uma maior quantidade de massa no centro. As pontas da cruz devem ser mais finas e, no centro, permanecer como um volume de massa. Em seguida, coloque a manteiga restante em forma de bloco no centro da cruz.

Cubra a manteiga com as pontas da cruz, colocando uma sobre a outra. O objetivo é cobrir o bloco de manteiga totalmente com a massa, como se fosse um pacote. Feito isso, retire o excesso de farinha e, com o rolo, dê vários golpes sobre o quadrado para amolecer a manteiga.

Quando você achar que está bem trabalhada, pare de bater nela e abra a massa com o rolo, sempre na mesma direção e rapidamente. O resultado deve ser um retângulo não muito fino. Agora é a hora de fazer as primeiras dobras.

Divida a massa em três partes, pegue a extremidade inferior e leve-a até um pouco mais de metade, de forma a que a extremidade superior possa passar por cima desta. Após isso, gire o retângulo para a sua direita e repita o passo anterior. Assim terá realizado duas dobras. Coloque a massa na geladeira durante 20-30 minutos.

Passado este tempo, volte a abrir a massa com o rolo e realize mais duas dobras, como a anterior. Volte a reservar o retângulo na geladeira durante mais 20 minutos e repita este processo de novo. Você deve fazer seis dobras ao todo para conseguir que a massa folhada fique laminada ao assar.

Por fim, você já pode abrir a massa folhada com o rolo e colocar o recheio. Você deve apenas cortar os pedaços com o formato que desejar e introduzir no forno pré-aquecido a 220ºC, reduzir a temperatura a 200ºC, polvilhar um pouco de açúcar de confeiteiro ou pincelar com um pouco de ovo batido e assá-la até que esteja dourada.

Dicas

Enfim, nossa massa folhada está finalizada, agora é só servir. Você pode optar por diversos tipos de recheio, do doce até o salgado. Escolha o que melhor te agrada e aproveite muito essa receita. Aproveite da forma que preferir e bom apetite.

Então, leia mais: Saiba como fazer uma massa de salgado assado com um sabor muito especial

Bolo de chocolate perfeito e fofinho

Aliás, esta receita incrível da confeiteira gourmet Fabíola fica uma delícia.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais