Anúncio

Pão de mel delicioso; confira uma receita que rende 10 porções incríveis

Anúncio


Nós sabemos que não existem tempo ruim para um bom doce, não é mesmo? E foi pensando nisso que o Receitas Fáceis do Folha Go trouxe uma receita maravilhosa de pão de mel. De fato, essa é a sobremesa ideal para depois do almoço, ou até mesmo para servir para a criançada. Sem dúvidas, ela vai conquistar o paladar de todos.

Continua depois da publicidade

Então, a receita do pão de mel vai te impressionar. O seu preparo, não é tão rápido, em torno de 50 minutinhos você finaliza. Desta forma, a espera compensa muito. Outro ponto positivo desta receita, é que ela vai render muito, cerca de 10 porções para se deliciar bastante. Todos os ingredientes utilizados no preparo são de fácil acesso.

Você também pode gostar de: Salada com rabanete: conheça os benefícios; e uma receita rápida de fazer, saudável e deliciosa

pão de mel
De fato a receita do pão de mel é bem simples. (Imagem: Nestlé)

Onde surgiu o pão de mel

O pão de mel nasceu na Rússia por volta do século IX, chamado de “pryaniki”, era uma mistura de farinha, mel e suco de frutas, mas o mel constituía quase metade de todos os outros ingredientes.
No entanto, mais tarde, já nos séculos XII e XIII, foram adicionadas especiarias vindas da Índia e Oriente Médio como a canela, nozes, gengibre, frutas secas.

Então, esta receita foi se espalhando, e cada região tinha a sua maneira de assar os “pryanikis”. A tradição e os segredos da culinária eram passados de geração em geração.  Eram feitos em formato de animais para enfeitar as árvores de natal. Também eram feitos para pobres e ricos, como presentes.

Ingredientes

Pois bem, para preparar essa receita você só vai precisar de:

Continua depois da publicidade
  • 1 xícara (chá) de mel;
  • 1 xícara (chá) de açúcar;
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo;
  • 1 xícara (chá) de leite;
  • 2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente;
  • 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio;
  • 1 colher (chá) de noz moscada;
  • 2 ovos;
  • 1 colher (chá) de cravo em pó;
  • 1 colher (sopa) de canela em pó;
  • Manteiga e farinha de rosca, o quanto baste para untar.

COBERTURA:

Continua depois da publicidade
  • 200 g / 1 tablete de chocolate meio amargo, picado
  • 2 colheres (sopa) de manteiga

Modo de preparo

Para preparar essa receita, unte uma forma redonda ou retangular com a manteiga e a farinha de rosca. Logo após, ligue o forno em temperatura média a 180 graus. Na batedeira, coloque o açúcar, o mel, a manteiga e os ovos inteiros e bata muito bem. Em seguida, acrescente alternadamente o leite e a farinha de trigo, sem parar de bater.

Então, coloque primeiro uma xícara de farinha, em seguida ½ xícara de leite e assim por diante. Depois de colocar a última xícara, pare de bater. Junte o bicarbonato e as especiarias, após isso misture delicadamente. Feito isso, despeje a massa dentro da assadeira untada e leve ao forno pré-aquecido.

Asse por 15 minutos em temperatura média, abaixe o fogo o máximo que puder e asse por mais 20 minutos. Para ter certeza que o bolo está assado, espete um palito, caso ele saia seco, o bolo está pronto. Por fim, retire do forno e passe uma faca de ponta redonda nas laterais da assadeira. Deixe esfriar e desenforme (coloque um prato sobre a assadeira e vire de uma vez).

Cobertura do pão de mel

Pois bem, agora vamos preparar a cobertura para jogar em cima do pão de mel. Inicie colocando a água numa panela e leve ao fogo alto. Assim que ferver abaixe o fogo. Coloque o chocolate picado e a manteiga numa tigela grande. Coloque a tigela sobre a panela com água fervendo para derreter o chocolate em banho-maria, o segredo é não deixar a água encostar na tigela.

Depois, mexa bem o chocolate com a manteiga até dissolver completamente, cerca de 4 minutos, assim que o chocolate estiver derretido, desligue o fogo e retire a tigela da panela. Com a ajuda de uma faca de ponta redonda, espalhe o chocolate nas laterais e na superfície do bolo.

Se você quiser o pão de mel em quadradinhos, use uma assadeira retangular para assá-lo. Por fim, corte em quadrados e para cobri-los com a cobertura, espete um palito em cada pedaço e mergulhe, um a um, no chocolate derretido. Porém, o ideal é que você triplique a quantidade dos ingredientes da cobertura (3 tabletes de chocolate e 6 colheres de manteiga). Para secar, coloque sobre uma grade, ou sobre uma folha de papel manteiga.

Enfim, sua receita de pão de mel está finalizada, agora é só servir e aproveitar muito essa maravilha com a sua família. Sem dúvidas, essa receita vai fazer muito sucesso no paladar de todos que provarem. Aproveite como preferir e bom apetite.

Leia ainda: Sopa de legumes com carne: refeição leve e deliciosa

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais