Anúncio

Festa junina em casa: aprenda 3 receitas de quentão com bebida mista fáceis e rápidas

Em tempos de pandemia, nada melhor do que uma bebidinha quente para curtir o arraiá de São João no conforto do lar

Anúncio


O quentão, sem sombra de dúvida, é um tipo de bebida mista muito consumida na época das festas juninas. No arraiá de São João tradicionalmente ele é feito com o vinho tinto juntamente de algumas especiais. Mas, o Receitas Fáceis, do Folha Go, vai mostrar hoje, 24 de junho, 3 receitinhas diferentes para você comemorar e saborear em casa, uma vez que estamos ainda em pandemia. Vamos conferir?

Continua depois da publicidade

3 receitas de quentão para esquentar a festa junina em casa

O quentão, também conhecido como o vinho quente, é típico das festas de São João. A bebida mista tem algumas variações, tendo como principais ingredientes cachaça, muitas vezes o vinho e até mesmo outras misturas sem álcool.

Essa é a melhor opção para se aquecer nos dias frios, deixando seu arraiá caseiro ainda mais intimista e gostoso. Já que ninguém pode sair e aglomerar, como é de costume, o jeito é se divertir e beber em casa mesmo.

Além do mais, o sabor da bebida combina perfeitamente com as tantas comidas típicas que se pode fazer. Por exemplo, pamonha, canjica e pipoca. Então, que tal acompanhar o passo a passo das diferentes versões dos quentões que separamos?

Assim, leia mais: Drinks De São João: Aprenda A Preparar Uma Bebida Mista Que É A Cara Das Festas Juninas

1.Quentãozinho de limão e laranja

Nessa receita a pinga tem a adição do limão, da laranja, água, canela, açúcar, cravo, gengibre e louro. A lista dos ingredientes é pequena, assim como o tempo do preparo. Mas, uma dica que renderá um resultado melhor é optar por uma cachaça com boa qualidade. Isso porque se usar daquelas baratinhas, sua bebida parecerá um chá depois que ficar pronta.

Continua depois da publicidade

Ingredientes da receita

  • 200 ml da cachaça de sua preferência;
  • 1/2 laranja bahia;
  • 1/2 limão tahiti;
  • 80 gramas de açúcar;
  • 120 ml de água;
  • 1 canela (pau);
  • 3 cravos-da-índia;
  • 1 folha de louro;
  • 1 pedacinho de gengibre.

Passo a passo do quentãozinho de limão e laranja

Nessa receita a pinga tem a adição do limão, da laranja, água, canela, açúcar, cravo, gengibre e louro
Nessa receita a pinga tem a adição do limão, da laranja, água, canela, açúcar, cravo, gengibre e louro – Foto: Canva Pro

Descasque o limão e a laranja, fazendo fitas com as cascas, mas retire toda a parte que é branca. Assim, em seguida, coloque as cascas para ferver por mais ou menos 30 segundos. Repita o processo duas vezes a fim de retirar todo o amargor.

Continua depois da publicidade

Dentro de uma panela, adicione água, canela, bem como açúcar, cravo, gengibre e louro. Dessa forma, leve para o fogo médio, mexendo até o açúcar dissolver. Assim que levantar fervura, deixe em fogo baixo, adicionando cachaça.
A bebida deve permanecer no fogo brando por 30 minutos. Finalmente, acrescente as cascas de frutas escaldadas, deixando cozinhar por uns 5 minutos. Em seguida, retire do fogo, deixando descansar por umas 3 horas. Sirva ainda quente.

2.Bebida mista sem álcool com suco de abacaxi

Essa versão do quentão não é alcóolica, tendo o suco do abacaxi como ingrediente principal utilizado para seu preparo. A receita é simples, mas pode deixar todo mundo com água na boca.

Ingredientes da receita

  • 250 ml do suco do abacaxi;
  • 250 ml da água;
  • 15 gramas do gengibre ralado;
  • 1 canela (pau);
  • 2 cravos;
  • 50 gramas do adoçante culinário.

Passo a passo da bebida mista sem álcool com suco de abacaxi

Essa versão do quentão não é alcóolica, tendo o suco do abacaxi como ingrediente principal utilizado para seu preparo
Essa versão do quentão não é alcóolica, tendo o suco do abacaxi como ingrediente principal utilizado para seu preparo – Foto: Canva Pro

Leve para o fogo o gengibre, o cravo, assim como o adoçante e a canela. Não deixe de mexer de forma que libere o aroma. Logo após, adicione a água e o suco. Deixe ferver bem e sirva ainda quente.

3.Bebida com vinho branco

Quer apreciar a bebida quente, contudo não gosta da cachaça? O que você acha de experimentar uma versão que tem vinho branco? O sabor é mais suave, além de que você pode fazer um copo de maçã e tomar o quentão.

Ingredientes da receita

  • 200 ml de água;
  • 200 ml do vinho branco
  • 80 gramas de açúcar;
  • 1/2 maracujá;
  • 4 maçãs;
  • 1 limão;
  • 1 colher de sopa do gengibre fatiado.

Passo a passo da bebida com vinho branco

O sabor é mais suave, além de que você pode fazer um copo de maçã e tomar o quentão
O sabor é mais suave, além de que você pode fazer um copo de maçã e tomar o quentão – Foto: Canva Pro

Primeiramente, lave as frutas, cortando as tampas. Assim, retire os miolos com a ajuda de uma colher e uma faca. Deixe as frutas de molho em uma solução com suco do limão e água. Dessa forma, elas não ficarão escuras.

Dentro da panela de sua escolha, coloque a água, o maracujá, o açúcar e o gengibre. Coloque em fogo baixo, mexendo até ferver. Retire a panela do fogo, acrescente os miolos de 2 maçãs e também o vinho.

Leve para o fogo novamente, e quando iniciar fervura, retire do fogo. Coloque a bebida nos copos de maçã e tome com canudinho.

Gostou dessas versões do quentão? Agora você pode comemorar a festa de São João em grande estilo com a bebida mista típica do melhor arraiá do mundo!

Portanto, confira também: Drink Chevette: Conheça A Bebida Mista Com O Nome De Um Clássico Do Universo Automobilístico;…

Confira 10 Dicas Incríveis para Preparar Drinks Perfeitos em Casa

Pode parecer uma tarefa difícil, mas com as dicas para fazer drinks em casa que o Receitas Fáceis, do Folha Go, vai dar, preparar uma bebidinha vai se tornar algo simples e muito prazeroso. Afinal, a intenção é realmente essa: proporcionar instantes de prazer, não é mesmo?

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais