Conheça a ave-símbolo de cada Estado da Mata Atlântica brasileira: saiba mais

O bioma da Mata Atlântica é conhecido por ser um dos tipos mais diversificados no que diz respeito aos animais e plantas

Anúncio


Se você não está lembrada (o) das aulas de geografia, o Caderno Pets do Folha Go te relembra nesta sexta-feira, 04/12, o que é bioma. A compreensão é importante para que você entenda como as regiões são divididas, levando em conta a fauna e a flora presente em determinado lugar. Desse modo, vamos te apresentar algo super interessante: as aves que representam os 17 estados da Mata Atlântica; veja, portanto, qual a ave-símbolo do seu Estado na sequência.

Continua depois da publicidade

Leia também: Veja 15 pets de desenho animado: Coragem o cão covarde, saiba dele e outros mais

Conheça a ave-símbolo do seu Estado: 17 estados brasileiros da Mata Atlântica
Conheça a ave-símbolo de 17 estados: brasileiros da Mata Atlântica – Imagem: Divulgação Nova Escola

Bioma da Mata Atlântica: veja qual a ave-símbolo do seu Estado

O bioma é um conjunto de plantas e animais característicos de determinada região; ou seja, espécies mais comuns em determinado lugar. Dessa forma, cada bioma tem uma diversidade biológica única, pois as regiões do país possuem climas, geografia, fauna e flora diferentes.

Continua depois da publicidade

Você sabe quantos biomas o Brasil possui? São, portanto, 6 biomas brasileiros, cada qual com suas características próprias. Confira:

Continua depois da publicidade
  • Pampa;
  • Pantanal;
  • Caatinga;
  • Mata Atlântica;
  • Cerrado;
  • Amazônia.

Sendo assim, o bioma da Mata Atlântica é conhecido por ser um dos tipos mais diversificados no que diz respeito aos animais e plantas. Segundo estudos, a Mata Atlântica abriga 849 espécies de aves, 370 espécies de anfíbios, 200 espécies de répteis, 270 de mamíferos e cerca de 350 espécies de peixes.

Além disso, na região vivem mais de 120 milhões de pessoas. Um número bem expressivo, não é mesmo?

aves brasileiras
o bioma da Mata Atlântica é conhecido por ser um dos tipos mais diversificados (imagem: WordPress-com)

Desse modo, conheça a ave-símbolo do seu Estado, caso você more em alguma parte desse imenso bioma.

Região Nordeste

Na região nordeste são oito estados que fazem parte do bioma Mata Atlântica.

1. Ceará

Embora tenha predominância do bioma Caatinga, o estado pode ser incluído no bioma da Mata Atlântica.

Sendo assim, a ave-símbolo do Ceará é a jandaia-verdadeira (Aratinga Jandaia). A ave é bem bonita e colorida. Além disso, as fêmeas podem botar de 3 a 4 ovos a cada ninhada.

2. Rio Grande do Norte

Neste estado, a ave-símbolo é, portanto, a ema (Rhea Americana). Cada ninho pode conter até 10 ovos. A ema é considerada a maior ave do Brasil.

3. Paraíba

Na Paraíba, a ave-símbolo é a pomba-de-bando (Zenaida Auriculata). A ave é muito bela e ganhou destaque para evitar que a raça fosse extinta, pois a caça é muito praticada.

4. Piauí

A ave-símbolo do Piauí é, desse modo, a surucuá-de-barriga-vermelha (Trogon Curucui). A ave é também muito bela, colorida e pequena, pode chegar a pesar 60 gramas.

5. Bahia

Na Bahia, a ave curió (Sporophila Angolensis) é a ave-símbolo do estado. No entanto, infelizmente ela é um grande alvo da caça ilegal.

6. Pernambuco

O tesourão (Fregata Magnificens) é, portanto, a ave-símbolo do Pernambuco. As asas da ave podem chegar até 2 metros de envergadura.

7. Alagoas

No estado de Alagoas, dessa maneira, a ave-símbolo é o mutum-de-alagoas (Pauxi Mitu). Contudo, a ave foi extinta, infelizmente, ainda na década de 70.

8. Sergipe

Em Sergipe, portanto, a ave-símbolo é corrupião (Icterus Jamacaii). A ave é bem bonita, possui duas cores (preto e amarelo) e pode medir até 26 cm.

Veja ainda: Qual o pássaro que mais canta? Descubra tudo sobre o canto dos pássaros

Região Centro-oeste

Na região centro-oeste, o bioma tem 2 estados. Confira, portanto, as aves-símbolo de cada um deles.

9. Mato Grosso do Sul

Em MS, a ave-símbolo é o tuiuiú (Jabiru Mycteria). Desse modo, ela pode medir até 3 metros de uma asa a outra e se alimenta de peixes, répteis e moluscos.

10. Goiás

A ave-símbolo do Goiás é, dessa maneira, a anhuma (Anhima Cornuta). A ave pesa cerca de 3 quilos e tem penas escuras.

Região Sudeste

Na região sudeste, as aves-símbolos são muito belas. A bioma contempla, dessa forma, 4 estados.

11. Minas Gerais

A ave-símbolo de Minas Gerais é a seriema (Cariama Cristata). A ave é muito bonita e, além disso, pode atingir até 50 hm/h quando estão fugindo de algo. Seu canto lembra uma risada.

12. Espírito Santo

Neste estado, a ave-símbolo é o beija-flor-de-orelha-violeta (Colibri Serrirostris). A ave é, portanto, considerada uma das mais belas e é comum em diversos estados.

13. Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, contudo, a ave-símbolo é o tucano-do-papo-amarelo (Ramphastos Vitellinus). A ave sofre também com a caça ilegal, pois é uma ave muito bonita.

14. São Paulo

Na grande São Paulo, a ave-símbolo é o sabiá-laranjeira (Turdus Rufiventris). A ave é, desse modo, conhecida por ter um dos cantos mais belos da natureza, lembrando o som da flauta.

Região Sul

Na região sul, portanto, podemos destacar os 3 estados e suas respectivas aves-símbolo; confira.

15. Paraná

No Paraná, a ave-símbolo do estado é a gralha-azul (Cyanocorax Caeruleus). Ela é, pois, muito bonita, com penas negras e azuis, a ave está presente em diversos estados no bioma Mata Atlântica.

16. Santa Catarina

Em Santa Catarina, desse modo, a ave-símbolo é a araponga (Procnias Nudicollis). A ave representa o povo trabalhador. Contudo, está ameaçada de extinção.

17. Rio Grande do Sul

Conheça a ave-símbolo do seu Estado: 17 estados brasileiros da Mata Atlântica
Conheça a ave-símbolo do seu Estado: 17 estados brasileiros da Mata Atlântica – Imagem: Divulgação Pixabay

No estado, a ave-símbolo é, desse modo, a quero-quero (Vanellus Chilensi). A ave está sempre atenta para defender seu território.

E então, gostou da ave-símbolo do seu Estado? São todas lindas e fundamentais na natureza!

Confira, portanto: Já ouviu falar em estômago de avestruz? Conheça mais sobre essa ave

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies