Pets: veja documentos para viagem com seu melhor amigo

Conheça a documentação necessária para viajar com seu pet e pedir o atestado zoosanitário

Quem não quer levar os pets para viagens e curtir as aventuras juntos? Aliás, ninguém gosta de deixar seu melhor amigo em casa, quando fica fora, não é mesmo?!

Assim, a partir de agora 05.11, prá você saber sobre o atestado zoosanitário e os documentos para viajar, veja a seguir os detalhes e assim, jamais prive os animais de estimação nos passeios.

Nesse caso, para saber mais da importância em todos os casos de viagens, a matéria é especialmente prá você conferir e já se preparar pro próximo ‘tour’ com seus pets.

 

documentos de pets
Pets: já ouviu falar dos documentos de viagem?. Fonte – Pixabay.

Como organizar a viagem com os pets?

De início, saiba que o formulário e os demais  documentos necessários para viajar com os pets, são os passes livre para curtir dias super agradáveis com os animais de estimação.

Portanto, se você pretende viajar pelo país a fora ou até mesmo internacionalmente e, levar seu animalzinho junto, precisa saber como preparar a papelada necessária para a viagem com antecedência, incluindo o atestado zoosanitário.

O primeiro passo é imprimir o formulário no site www.gov.br e, ele está disponível online, para ser impresso gratuitamente, por exemplo.

Esse documento é obrigatório para viagens com animais. Dessa maneira valide-o com o médico veterinário, certifique  a assinatura e carimbo legíveis.

O calendário de vacinas

O calendário de vacinas, também deverá estar com todas as doses necessárias, para prevenir as doenças que possam atacar o animal durante a viagem, seja ela longa ou curta.

Mas fique atento para que o atestado zoosanitário estar vigente, pois, a validade é de 10 dias.

Quais as regras para viajar com seu animal em vôos nacionais?

Em geral, as companhias aéreas mais conhecidas do Brasil como Avianca, Gol e Latam, só aceitam viajar com animais de, no máximo, dez quilos.

Assim, portanto, devem ser levados dentro de caixas com medidas diferentes, de acordo com as regras de cada linha aérea.

Outros detalhes importantes

Para saber mais sobre os tamanhos e espessuras das caixas, é preciso que se entre em contato com sua companhia aérea por email ou visitando seus sites, pois, a maioria deles possuem este tipo de informação.

É necessário, sobretudo, que o serviço seja solicitado com antecedência e esta varia de 24 a 48 horas e, ainda pagar uma taxa de 250 reais em média.

documentos de viagem para pets
Organizar com antecedência a viagem e não esquecer de nada (Fonte – Pixabay)

E viagens internacionais com pets? 

Nesses casos, além de todos os cuidados citados anteriormente, você precisará de outro documento em mãos.

O CVI – Certificado Veterinário Internacional, ele é um documento que visa garantir a saúde do animal, além do cumprimento de todas as regras exigidas no país de destino.

Você pode emitir com facilidade o CVI online direto do site do portal do governo federal, mas somente para alguns países da América, como Estados Unidos e Argentina.

Nos demais, é preciso que você converse com sua companhia aérea para mais detalhes. Geralmente, no aeroporto de saída para a viagem já é possível resolver a situação do atestado zoosanitário.

Veja ainda: Cuidados com cachorro: por onde começar? Aprenda como cuidar do seu pet

Afinal, quais são todos os documentos necessários para viajar com seu pet?

Vale ratificar, que é exigido a carteira de vacinação do animal e, que ela esteja em dia. E também o atestado sanitário válido, feito pelo veterinário de confiança do dono, conforme orientação já descrita acima..

Além disso, os dados e documentos pessoais do dono também são necessários, como documento de identidade com foto válido e CPF.

E por último, junte aos demais, uma autorização ou declaração do dono, ela também costuma ser pedida em certos casos que terceiros viagem com os pets.

Dúvidas finais

Se este é seu caso,  tire todas as dúvidas que porventura restam, sejam elas quais forem. E também conheça mais sobre os cuidados necessários para viajar com seu bicho de estimação para onde quiser.

Lembre-se que o mais importante é que os pets fiquem totalmente em segurança, afinal, é fundamental que você planeje todos os detalhes com muita calma, tranquilidade e garanta sua viagem dos sonhos, que seja realmente perfeita.

Viu como não é difícil viajar com seu pet mundo afora? Então se prepare e não deixe as oportunidades de lazer com seu pet para depois. E desde já tome as devidas providências.

Leia também: Quer adotar um cachorro? Veja o que é preciso para conseguir o seu bichinho de estimação

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: Facebook, Instagran, Twinter e Pinterest

 

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies