Urgência ao PL 591/21 é aprovada e deputado comemora: “demos o primeiro passo para a privatização dos Correios”

Presidente entregou pessoalmente o projeto na Câmara

Nos últimos dias, muito se tem falado sobre o PL 591/21, o qual trata sobre a privatização dos Correios. Embora a oposição critique veementemente a proposta e o caráter de urgência, ainda ontem (20), o projeto foi enviado à Câmara dos Deputados e tem sido fervorosamente apoiado pela base aliada do governo. Saiba mais sobre o assunto nesta quarta-feira (21/04).

Se por um lado a oposição critica a proposta e argumenta, baseada em números, que a empresa estatal e 100% pública gera um lucro considerável, o Poder Executivo, responsável por elaborar o PL, afirma que ela não tem subsídios suficientes para se sustentar e que cabe à iniciativa privada dar um novo rumo aos Correios, bem como modificar nomes e serviços.

PL 591/21 é aprovado e vai para a Câmara

A vontade da base aliada do governo e do Poder Executivo de tornar o PL 591/21 urgente finalmente foi atendida.

Ontem, o projeto de lei foi votado e aprovado por 280 votos. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) apareceu junto dos apoiadores e do ministro da Economia, Paulo Guedes, que entregaram pessoalmente o documento à Câmara dos Deputados.

A oposição tenta, arduamente, impedir que o PL seja aprovado e contam com o argumento de que a empresa gera um capital de suma importância para o país, o problema se encontra no sucateamento da própria instituição e negligência com relação à gestão.

No entanto, os apoiadores do governo comemoraram a última decisão a respeito do PL 591/21. Entre eles o deputado federal Pedro Lupion (DEM-PA) que compartilhou em sua conta oficial do Twitter a seguinte foto e legenda:

Entenda melhor o projeto

A ideia principal do governo com o PL 591/21 é de que a iniciativa privada seja responsável pela administração da Empresa de Correios e Telégrafos.

Segundo a proposta, a organização e a manutenção do Sistema Nacional de Serviços Postais será de responsabilidade da iniciativa privada.

Além disso, informou a Agência Brasil:

O serviço postal universal poderá ser prestado pelos Correios, transformado em sociedade anônima com o nome de Correios do Brasil S.A., ou por empresa privada que receber a concessão.

O novo operador (Correios ou concessionário) será obrigado a praticar a modicidade de preços e cumprir metas de universalização e de qualidade definidas pelo governo dentro da política postal brasileira. A proposta abre a possibilidade de haver mais de um operador por região.

 

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies