Cuidados que devemos ter com pets no verão: veterinária Bruna N. Hermes orienta

Confira algumas dicas com os cuidados com os animais na estação mais quente do ano

Anúncio


Pets no verão. Eu sou a veterinária Bruna Nadel Hermes e nesse texto esclareço mais sobre os cuidados com os pets no verão. Com a chegada da estação mais quente do ano devemos ficar atentos a alguns fatores que costumam incomodar bastante os nossos animais de estimação. Um desses fatores é a proliferação de pulgas e carrapatos. Confira hoje (07) na matéria exclusiva aqui na coluna Pets do Folha Go.

Continua depois da publicidade

Leia também: Saiba identificar 5 sinais de que seu gato é o seu dono; veja agora

Pets no verão; cuidados com a proliferação de pulgas

cuidado com pets
Observe os cuidados com os pets na estação mais quente, o verão. (Imagem: Tudo Extra)

A combinação de temperaturas elevadas e maior umidade do ar (com o consequente maior volume de chuvas) é ideal para a reprodução das pulgas e dos carrapatos.

Continua depois da publicidade

Esses parasitam causam incômodos nos nossos pets e transmitem uma série de doenças com as quais devemos nos preocupar.

Continua depois da publicidade

As pulgas podem causar anemia, dermatite alérgica, infecções secundárias na pele e até mesmo algumas doenças.

Já os carrapatos são transmissores de doenças como a babesia, erliquiose (“doença do carrapato”), anaplasmose, dentre outras.

Diante disso, devemos prevenir para que os nossos bichinhos não tenham pulgas e carrapatos.

Para tanto, encontramos no mercado pet diversas opções que vão desde pipetas (que devem ser colocadas na nuca do nosso animalzinho mensalmente), passando por comprimidos e chegando a coleiras protetivas.

Para avaliarmos qual é o melhor modo de prevenção às pulgas e carrapatos devemos estar atentos à nossa rotina e à rotina do nosso animalzinho.

Por exemplo, se o seu cão costuma tomar banho toda semana, é indicado que ele use a coleira ou o comprimido, pois os banhos frequentes podem reduzir a eficácia da pipeta.

Cuidado com as altas temperaturas

pets no verão
Cuidados que devemos ter com nossos pets no verão Foto – Pixabay

Outro cuidado de extrema importância que devemos tomar é com relação ao calor que os nossos pets sentem nessa época do ano.

É comum que o apetite do nosso amiguinho diminua devido ao clima quente, por isso é indicado fornecer o alimento em períodos mais frescos do dia, preferencialmente cedo da manhã e à noitinha, após o sol ter se posto.

Com relação aos passeios dos cães, devemos igualmente priorizar horários mais frescos do dia, evitando-se assim a hipertermia (aumento acentuado da temperatura corporal), bastante comum em épocas de calor intenso.

Outras dicas para refrescar seu animal de estimação

Diante do calor excessivo mantenha água sempre à disposição e quanto aos felinos, ressalta-se que eles ingerem mais água quando ela está em movimento.

Cuide para que ela não fique quente no pote (pode-se até mesmo pôr pedrinhas de gelo no pote durante o dia para manter a água fresca).

Disponibilize brinquedos (como bolinhas, colete, ossos e tapete gelados) que podem auxiliá-lo a se refrescar, além de realizar a tosa (dependendo da espécie e da raça do pet, e também do tipo de tosa).

Mais destaques de atenção importantes

É muito importante que fiquemos atentos quanto à hipertermia (temperatura corporal alta) do nosso animal.

Considerando que cães e gatos não transpiram, a respiração é a maior forma de controle da temperatura do corpo do animal.

Com o aumento do calor e da umidade no verão, esse mecanismo acaba sendo prejudicado, e os cães e gatos muitos peludos, obesos e/ou braquiocefálicos (de focinho curto, tais como os cães das raças buldogue e pug, e os felinos da raça persa) tem esse risco majorado, ou seja, aumentado.

Ofereça líquidos frescos para seu pet em dias quentes | Fonte e-animals

Por fim, devemos ter cuidado também com relação ao local em que mantemos os nossos pets no verão, não os deixando, por exemplo, em um pátio onde não tenha acesso à sombra e à água fresca.

Ou mesmo dentro de um apartamento com todas as janelas e portas fechadas bem como sem circulação de ar.

Por fim, gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagramTwitter e Pinterest.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies