Descubra o significado das expressões populares com nomes de animais

Expressões populares mais comuns com nomes de animais e seus significados

Algumas expressões da língua portuguesa não têm a origem conhecida e podem ter vindo de uma lenda ou tradição. Provavelmente, você leitor do Folha Go já ouviu algumas das expressões populares com nomes de animais e ficou interessado no significado. Hoje, 26/11, em nossa coluna Pets, iremos desvendar essas dúvidas.

Leia ainda: Black Friday: tapete gelado para cachorro é opção para refrescar pets (folhago.com.br)

Leia a matéria até o final e descubra o significado das 7 expressões populares com nomes de animais mais usadas pelos brasileiros

expressões populares animais
“Nem que a vaca tussa” é uma das expressões mais populares mais usadas pelos brasileiros ( Fonte: Vortexmag.net)

 

Expressões populares com nomes de animais

As expressões populares com nomes de animais têm sua origem e significado nas lendas e mitos dos povos antigos. Dessa maneira, os brasileiros possuem muitas expressões e algumas são muito comuns no nosso dia a dia.

Sobre as vacas e bois existem diversas expressões. Assim, ” vaquinha de presépio” significa uma pessoa sem opinião. Da mesma forma, ” aonde a vaca vai, o boi vai atrás” quer dizer que a pessoa sempre concorda com as outras.

Por outro lado, ” mão de vaca” é alguém pão duro. Quando se diz que a ” vaca foi pro brejo” quer dizer que algo deu errado.

Ademais, também quando se diz ” nem que a vaca tussa” é para afirmar que não vai fazer uma coisa de jeito nenhum.  Enfim, ” conversa para boi dormir” é para aqueles que falam demais ou estão mentindo.

Outras expressões usadas

Do mesmo modo, existem muitas expressões com nomes de insetos e outros animais. O “formiga” é aquele que ama doces. O intrometido, por sua vez, é o “abelhudo”.

Ainda nesse sentido, “acertar na mosca” mostra que a pessoa fez as tarefas de forma correta e “comer mosca” é perder uma chance. Por outro lado, dizer que “em boca fechada não entra mosquito” significa que é melhor ficar calado do que falar besteira.

Mas, se a pessoa está confusa é uma “barata- tonta” e alguém muito devagar é uma “lesma”.  Do mesmo modo, fazer algo devagar demais é andar “a passos de tartaruga”. Além do mais, ser enganado por alguém é “cair como um pato” e guardar um segredo é “fazer boca de siri”.

Ainda há o “abraço de urso”, apertado e que deixa a pessoa sem reação. Bem como, o que não tem cão, caça com gato e essa é uma expressão que provoca adaptação para a situação vivida.

Descubra o significado das expressões populares com nomes de animais
“Andar a passos de tartaruga” significa fazer algo devagar demais ( Crédito Bing)

Leia ainda: Conheça o gato persa: olhos claros e pelagem peculiar para conquistar fãs (folhago.com.br)

As 7 expressões mais comuns

Definitivamente existem muitas expressões com nomes de animais usadas pelos brasileiros. Assim, listamos as 07 mais comuns:

  • “Amigo da onça” – falso amigo
  • “Criar um bicho de 7 cabeças”- exagerar que um problema é de difícil solução
  • “Ter boi na linha”- ter um problema ou algum outro interessado na pessoa
  • “Memória de elefante”- ter uma boa memória
  • “Ter uma pulga atrás da orelha”- desconfiar de algo
  • “Espírito de porco”- aquele que faz piadas sem graça
  •   Mãe/ Pai “coruja”- pessoa amorosa, protetora

Além das expressões citadas nessa matéria, a criatividade do brasileiro faz com que existam muitas outras no nosso dia a dia.

Leia ainda: Esconderijo de animais: brincadeiras animadas para dar boas risadas 

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagranTwinter e Pinterest

 

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies