Gato rajado de raça: conheça o Bobtail japonês, um pet de calda tipo “pompom”

Conheça esse gato amoroso, energético e muito fofo

Para quem ama gatos ou quem está pensando em ter um felino como animal de estimação, conhecer as raças de gato rajado é super interessante. Pensando nisso, o Caderno Pets, do Folha Go, te apresenta, nesta segunda-feira, 22/12, o gato Bobtail japonês.

Como o próprio nome sugere, a raça tem origem no Japão, certo? Na verdade não! E, já dando spoiler, é uma das melhores raças para se ter em casa, pois o animal é dócil e muito afetuoso. Ficou curioso? Então confira mais sobre esse pet incrível a seguir.

-- Continuar depois da publicidade --

Leia também: Filme de gato siberiano: veja porque a raça dos pets encanta o mundo

Bobtail japonês: conheça o gato que tem a calda com aspecto de "pompom"
Apesar do nome, o Bobtail japonês teve origem na China- Imagem: Divulgação Bekiamascotas

Gato Bobtail japonês

Apesar do nome, o Bobtail japonês teve origem na China há mais de 1.000 anos. A raça é uma das mais antigas e carrega uma história super interessante.

A raça surgiu de forma natural, ou seja, sem a intervenção humana. Segundo a história, o Imperador da China deu um gatinho da raça ao Imperador do Japão ainda no século 7. No Japão, a raça passou a viver na rua, pois foram soltos para conter uma peste que assolou o país.

No entanto, mesmo perdendo o lugar na realeza, o gato Bobtail japonês não perdeu a associação com a prosperidade, a felicidade e a boa sorte. Dessa forma, continua sendo visto em pinturas e cerâmicas com uma das patas levantada.

Veja ainda: Raça gato preto: veja 5 curiosidades sobre o misterioso felino

Aparência do gato Bobtail japonês

-- Continuar depois da publicidade --

Há duas variações da raça Bobtail japonês: a de pelo curto e a de pelo longo, sendo sedosa, lisa e bem macia. A cor da pelagem pode ser única e até tricolor, mi-ke (mee-kay), formada por uma combinação super diferente e bonita entre o vermelho, o preto e o branco.

A principal característica física e, certamente, a que chama mais atenção no felino, é seu rabo curto e fofo, bem parecido com um “pompom”. Além disso, o gato tem um corpo médio, podendo pesar até 5 quilos – fêmeas pesam até 3 quilos. Esse felino tem um corpo médio, elegante e comprido. A cabeça é triangular, com um belo par de olhos ovais, geralmente em cores variadas, ou diferentes ou até mesmo azuis, e o focinho é reto.

Mas outro ponto que chama bastante atenção também no gato Bobtail japonês é a sua longevidade. Pois o felino pode viver até 18 anos.

Comportamento da raça

Bobtail japonês: conheça o gato que tem a calda com aspecto de "pompom"
Você certamente vai se encantar com o comportamento desse pet- Imagem: Divulgação Wikimedia

Agora que você sabe um pouco mais sobre as características do gato Bobtail japonês, certamente vai se encantar com o comportamento desse pet. Isso porque os gatos dessa raça são extremamente inteligentes, dóceis e comunicativos. Além disso, são espertos, confiantes e muito sociáveis.

Desse modo, se na sua casa tem criança e/ou você recebe muitas visitas, o gato Bobtail japonês não vai ser hostil e nem estranhar. O felino se adapta com facilidade e “conversa” bastante com pessoas que ele gosta, usando um miado super melodioso e suave à audição.

Assim sendo, o gato Bobtail japonês é um pet incrível, e como qualquer outro, precisa de atenção, carinho e condições de saúde e bem estar.

Confira: Ração molhada para gatos é uma boa opção? Descubra agora

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...