Anúncio

Aprenda a recuperar flor de maio desidratada de maneira rápida e saudável

Saiba como reavivar plantas murchas por desidratação ou excesso de regas, utilizando algumas técnicas de manejo!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Ponta Grossa, 04 de junho de 2022, por Vitoria Azevedo ─ Cultiva flor de maio em seu jardim ou quintal, e ela está murcha por falta ou excesso de rega? Por isso, hoje o Horta Jardim & Cia do Folha GO, irá ensinar a como recuperar flor de maio desidratada, utilizando algumas técnicas de manejo que ajudam a revigorar a cor e a saúde da planta. Dessa maneira, não será necessário realizar o replantio ou a troca do substrato.

Continua depois da publicidade

Saiba como recuperar flor de maio desidratada

Quando as flores de maio começam a murchar, isso está sinalizando uma problema que pode estar relacionado com o solo pela falta de adubação, com o excesso de umidade que pode afogar suas raízes ou falta de água. Geralmente, restaurar uma planta pode ser uma tarefa difícil, principalmente quando há muitos problemas relacionados as raízes e caules que apodreceram.

Continua depois da publicidade

Isso porque, mesmo que suspendendo a realização das regas, as plantas nem sempre se recuperam. Por isso, abaixo iremos apresentar alguns métodos que podem resolver o problema, havendo grandes chances de funcionar.

Recuperar flor de maio
Aprenda a recuperar flor de maio desidratada de maneira rápida e saudável. Foto: Canva Pro

Leia também: Aprenda a cultivar de girassol anão: uma flor perfeita para decorar o seu jardim

Com a ajuda de um balde

A primeira dica como recuperar flor de maio desidratada é pegar um balde grande e colocar água no fundo. Em seguida, coloque o vaso da sua planta dentro dele deixando ali por alguns minutos.

Dessa forma, a cerâmica irá sugar a água e vai ajudar na reidratação da planta. Sendo assim, fazendo isso você irá hidratá-la. Este método também é muito útil para quando você for viajar, pois a planta irá aguentar bem depois de uns 4 ou 5 dias.

Caso o seu vaso seja de plástico, também é possível utilizar essa técnica, porém, só a utilize quando realmente for necessário, pois não é um método para ser realizado todos os dias.

Além disso, outro truque é pendurar o vaso para que a água escorra mais rápido e regar novamente só depois que o substrato estiver seco.

Por que isso acontece

Geralmente, o que faz murchar essa flor é a falta de água, excesso ou falta de luz solar, clima seco ou falta de nutrientes no solo. Nesse caso, a maior parte das espécies preferem condições úmidas, por se adaptarem melhor em florestas e matas.

Portanto, caso você perceba que o solo em que suas plantas estão continuando a secar, mesmo com rega diária, isso significa que o nível de umidade pode estar baixo.

Para contornar isso, borrife água nas folhas das plantas que florescem em maio, use um umidificador de ar ou agrupe muitas plantas que precisam da mesma quantidade de umidade. Dessa maneira, você irá torna o ambiente mais úmido.

Recuperar flor de maio
Aprenda a recuperar flor de maio desidratada de maneira rápida e saudável. Foto: Canva Pro

Quer saber mais dicas para o seu jardim?

Confira as informações divulgadas no Estadão, publicadas por Marcelo Lima em 1º de fevereiro de 2022.

Por fim, leia também: Como fazer enxerto de abacate no vaso? Aprenda dicas infalíveis e fáceis

GUIA COMPLETO sobre como cuidar de uma ROSA DO DESERTO

Carregando comentários aguarde...
...