Anúncio

Faça enxerto de manga: saiba como ter frutos maiores e mais gostosos

Aprenda a utilizar esse método em seus cultivos, para produzir mais frutos e com melhor qualidade!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Ponta Grossa, 11 de junho de 2022, por Vitoria Azevedo ─ Aprenda o passo a passo, de como fazer enxerto de manga. Confira hoje, aqui Horta Jardim & Cia do Folha GO, mais detalhes sobre essa técnica de cultivo que ajuda a melhorar a qualidade dos frutos e eleva a produtividade. Além disso, saiba que o processo de enxertia da manga, ajuda a reduzir o tempo necessário para a mangueira começar a produzir frutos.

Continua depois da publicidade

Descubra como fazer enxerto de manga

A manga é uma fruta nativo da Ásia, e estima-se que esse alimento seja cultivado há mais de 4 mil anos. Por se adaptar rapidamente ao clima tropical do país, consome-se amplamente pelos brasileiros.

Esse método consiste em um garfo da variedade dossel combinado com um porta-enxerto para formar uma única planta.
Durante as operações de enxertia, o porta-enxerto deve ser cortado com faca 20 cm acima do colo da planta com tesoura de poda, esterilizado em álcool ou solução de lixívia a 5% (50 ml de produto comercial em 1 litro de água) e 3 a 4 cm fenda profunda.

Continua depois da publicidade

O garfo deve ser preparado com uma faca, em forma de cunha, cortada com 3 ou 4 cm de comprimento. Em seguida, deve ser instalado na incisão do porta-enxerto de forma que pelo menos um lado da área da enxertia e do porta-enxerto coincida com a casca.

Como fazer enxerto manga
Faça enxerto de manga: saiba como ter frutos maiores e mais gostosos. Foto: Canva Pro

Leia também: Quer saber como é que planta morango? Aprenda as dicas infalíveis para cultivar essa delícia em casa

Cuidados necessários

Para prender o como fazer enxerto de manga e manter a água fora, é necessário enrolar a fita plástica de baixo para cima. Nesse sentido, para criar um ambiente úmido e evitar o ressecamento, os garfos e as áreas de enxertia devem ser cobertos com sacos plásticos.

Sendo assim, se ele for bem-sucedido, os botões florais começarão a brotar dentro de 2 a 3 semanas. Portanto, quando o primeiro par de folhas aparecer, cerca de 30 a 40 dias após a enxertia, retire a bolsa protetora. A fita plástica só pode ser removida cerca de 90 a 120 dias após a enxertia.

Fertilizante

A cobertura deve ser adubada em 3 vezes. Sendo 30 dias, 60 dias e 90 dias após a enxertia. A quantia de fertilizante aplicada é de 5g por planta, o que equivale a 1 colher de chá. Esta mistura é feita a partir de 100 gramas de uréia, 100 gramas de fosfato ultra-simples e 60 gramas de cloreto de potássio.

No entanto, para corrigir deficiências de zinco e manganês, use uma solução de 55g de sulfato de zinco, 28g de sulfato de manganês e 24g de cal apagada em 20 litros de água para aplicação foliar. Dessa forma, as mudas estão prontas para o plantio quando tiverem 2 a 3 fluxos de nutrientes e folhas verdes maduras.

Para que serve a manga?

Depois de saber como fazer enxerto de manga, saiba que essa fruta é extremamente densa em nutrientes com adições de baixas calorias por porção. Isso vem principalmente de carboidratos disponíveis e altos níveis de nutrientes.

Desse modo, pode promover a saúde do intestino, entre outros benefícios. Além disso, as mangas contêm vários minerais. Mas o que se destaca é o potássio, por isso a fruta é uma ótima fonte deste mineral.

Como fazer enxerto manga
Faça enxerto de manga: saiba como ter frutos maiores e mais gostosos. Foto: Canva Pro

Quer saber mais dicas para o seu jardim?

Confira as informações divulgadas no Estadão, publicadas por Marcelo Lima em 1º de fevereiro de 2022.

Por fim, leia também: Como fazer enxerto de abacate no vaso? Aprenda dicas infalíveis e fáceis

FESTA JUNINA NA CAIXA! Aprenda a preparar com a gente!

Carregando comentários aguarde...
...