Anúncio

Quer saber como é que planta morango? Aprenda as dicas infalíveis para cultivar essa delícia em casa

Os morangos são frutos típicos dos climas temperados do Norte e do Chile. Pequeno e vermelho vivo com sabor levemente azedo, aroma agradável e intenso, o alimento é versátil e pode ser usado de várias formas

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Ponta Grossa, 09 de junho de 2022, por Vitoria Azevedo ─ Para saber como é que planta morango, o Blog Horta Jardim & Cia do Folha GO te explica os passos para cultivar essa fruta doce que muitos brasileiros adoram, tanto para comer sozinha como em doces ou sobremesas. Sendo assim, confira a seguir algumas informações importantes para fazer seu cultivo.

Continua depois da publicidade

Descubra como é que planta morango

Os morangos são frutos típicos dos climas temperados do Norte e do Chile. Pequeno e vermelho vivo com sabor levemente azedo, aroma agradável e intenso, o alimento é versátil e pode ser usado de várias formas.

Com esta fruta é possível fazer sucos, smoothies, sorvetes, balas, bolos, biscoitos e receitas agridoces (principalmente saladas).

Continua depois da publicidade

Como cultivar

Antes de saber como é que planta morango, será preciso separar os seguintes materiais:

  • Morangos maduros orgânicos;
  • peneira;
  • um copo descartável de 300 ml;
  • substrato adequado para brotação;
  • filme plástico.

Veja também: Quer ter abacate no quintal de casa? Veja então como plantar um pé facilmente

Sigas as instruções

como é que planta morango
Como é que planta morango – Imagem: Pixabay

Pegue um copo descartável e faça um pequeno furo no fundo. Encha-o copo com um substrato adequado para germinação (você também pode usar outro solo, mas não adube).

Em uma peneira, coloque alguns morangos e lave em água corrente até toda a polpa sai toda e sobra apenas as sementes. Sem secar, coloque-as diretamente no substrato, coloque um pouco mais de terra em cima delas e umedeça-as.

Então, espere até que todo o excesso de água saia a pequena abertura no fundo do copo e coloque uma camada de filme plástico em cima para formar uma pequena estufa caseira.

Durante a semana regue um pouco o solo para mantê-lo úmido e propício à germinação, quando as mudas tiverem três folhas e três raízes, podem ser plantadas em local permanente.

Embora o processo tenha sido mais lento, os resultados garantiram várias mudas de morango. Além disso, é importante que o recipiente esteja em um ambiente bem ventilado e bem iluminado para ajudar as mudas pequenas a crescerem.

Como cultivar morangos em garrafas pet

Para quem está se perguntando como é que planta morango em garrafas pet, a ideia é bem parecida com um vaso. Primeiro, você tem que abrir a garrafa para remover a parte onde está o bico.

Você pode cortá-lo curto para tornar a garrafa mais longa. Em seguida, faça um furo no fundo da garrafa pet, que será por onde seus morangos vão retirar o excesso de umidade do solo, e como você terá certeza de que está na hora de transportá-los para o jardim ou para um vaso grande.

Neste caso, plante apenas uma muda ou algumas sementes. Se os morangos começarem a inchar, corte as mudas e coloque-as em outras garrafas PET.

Como cuidar

Depois de saber como é que planta morango, é preciso conhecer os cuidados necessários que esse fruto necessita. Eles crescem bem em climas subtropicais e temperados, entre 13ºC e 26ºC. Portanto, é melhor plantá-los em pleno sol.

No entanto, são vulneráveis ​​a golpes ou ventos fortes e, como suas flores, não suportam geada, granizo e chuva forte. Nesses casos, você pode protegê-los colocando-os dentro de casa ou cobrindo-os com plantas.

Sugestão de leitura

Quer saber mais dicas para o seu jardim? Confira as informações divulgadas no Estadão, publicadas por Marcelo Lima em 1º de fevereiro de 2022.

Veja também: Como fazer enxerto de abacate no vaso? Aprenda dicas infalíveis e fáceis

Veja como HIGIENIZAR FRUTAS VERDURA E LEGUMES (passo a passo completo)

Carregando comentários aguarde...
...