Anúncio

Flor-de-santo-antonio: conheça essa linda planta e saiba como cultivar no jardim

Conheça mais detalhes sobre essa planta exótica e saiba como cultivá-la em sua casa!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 30 de maio de 2022, por Karla Camacho – Você conhece ou já ouviu falar em uma planta chamada Flor-de-santo-antonio? Para conhecer melhor essa espécie, hoje o Horta, Jardim & Cia do Folha GO, irá apresentar as suas características e ensinar o passo a passo de como cultivá-la em sua casa.  Apesar de ser considerada rara, a Flor-de-santo-antonio (Cuphea ignea) é ideal para a decoração de jardins e ambientes externos.

Continua depois da publicidade

Flor-de-santo-antonio: conheça essa belíssima planta

Com ramagem densa e fina, essa planta é muito ornamental e pode atingir até 60 centímetros de altura com suas folhas simples e hastes lenhosas. O nome popular da Cuphea ígnea, foi inspirado na aparência dessa planta que se assemelha ao santo católico que usa sua batina.

Continua depois da publicidade

No entanto, essa planta também é conhecida pelo nome cigarro aceso em jardins. Além disso, saiba que ela é muito utilizada para formar a borda de canteiros ou por longos caminhos para embelezar a entrada de residências.

Abaixo, iremos apresentar os principais cuidados ao cultivar a Flor-de-santo-antonio.

Flor-de-santo-antonio
Flor-de-santo-antonio: conheça essa linda planta e saiba como cultivar no jardim. Foto: Canva Pro

Leia também: Morango em penca? Saiba aqui todos os segredos de um cultivo de sucesso

Clima ideal

Encontrada em jardins brasileiros de grande importância, essa planta é ideal para o cultivo em climas tropicais, subtropicais, equatorial, mediterrâneo e oceânico. Além disso, essa planta suporta quaisquer condições e por causa disso, você não terá dificuldade em garantir a sobrevivência dessa plantinha durante o ano todo.

Vale lembrar, que a Flor-de-santo-antonio é tolerante ao frio da baixa altitude e capaz de suportar o sol pleno.

Solo ideal

Assim como é tolerante ao clima, essa planta não é muito exigente em relação aos cuidados com o solo. Visto que ela precisa de bastante matéria orgânica e de um solo úmido para se manter saudável.

Um adubo ideal para cultivar a Flor-de-santo-antonio, é o fertilizante NPK 4-14-8. Pois, conta com uma grande quantidade de fósforo, um elemento essencial para o desenvolvimento dessa planta.

Todavia, é preciso seguir as recomendações de cada fabricante desse tipo de adubo industrializado.

Podas

Além dos cuidados acima, é importante fazer podas de forma regular em sua flor de Santo Antônio. Visto que essas plantas ficam mais cheias se você considerar esses cuidados. Não obstante, seja uma planta perene, a Cuphea ígnea deve renovar a cada 2 anos com um novo plantio de suas mudas. Visto que elas começam a perder aquele vigor inicial do cultivo.

Quanto a isso, você não terá nenhum problema também, visto que essa planta pode ser propagada tanto por mudas quanto de suas sementes. Portanto, saiba que a beleza do seu jardim estará garantida ao cultivá-la.

Flor-de-santo-antonio
Flor-de-santo-antonio: conheça essa linda planta e saiba como cultivar no jardim. Foto: Canva Pro

Veja mais cuidados com seu jardim

Assim como a flor de Santo Antônio, outras plantas são ideais para seu jardim, portanto, veja mais nesta matéria do Estadão, publicada em 01 de fevereiro, por Marcelo Lima.

Por fim, leia também: Quer fazer mudas e plantar babosa? Saiba que é possível fazer através da folha

Especial MÊS DAS NOIVAS: BEM CASADO a MELHOR receita com MARCIA SIQUEIRA

Carregando comentários aguarde...
...