Anúncio

Aprenda a forma correta de cultivar mandioquinha em vasos; veja aqui dicas certeiras

Saiba como plantar essa raiz deliciosa no conforto da sua casa

Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 12 de abril de 2022, por Karla Camacho – Então, você sabe como cultivar a mandioquinha em vasos? Pois bem, com essas dicas você terá uma excelente forma de cultivar essa raiz deliciosa sem problemas. O Blog Horta, Jardim e Cia do Folha GO te ensina como fazer esse cultivo de forma intuitiva e simples, para você ter essa delícia em sua horta.

Continua depois da publicidade

Saiba mais sobre a mandioquinha

Primeiramente, essa raiz é conhecida como mandioquinha, batata baroa, batata fiúza, batata salsa e mandioquinha salsa. Aliás, essa planta que pode ter vários nomes tem apenas um jeito de cultivar. Portanto, já adiantamos que o método é diferente do que é usado com a batata doce inglesa, como muitos acreditam.

Continua depois da publicidade

Sendo assim, aprenda a cultivar mandioquinha em vasos. Além disso, tenha esse alimento tão rico em nutrientes quanto saboroso para servir em sua mesa diariamente. Veja mais.

A propósito, um esclarecimento: a mandioquinha não é batata! É bom deixar isso bem claro, porque essa planta tem uma raiz adocicada. Contudo, também não é o mesmo tubérculo chamado de batata doce. Apesar de ter uma similaridade incrível com as batatas, essa planta originária dos Andes demandam outro tipo de cultivo que ensinaremos a seguir.

Leia mais: Saiba como plantar cebola com um passo a passo super prático; confira dicas de cultivo

Uso de estacas para cultivar mandioquinha em vasos

cultivar a mandioquinha em vasos
Aprenda a forma correta de cultivar mandioquinha em vasos. Foto: Canva Pro

Então, saiba que a forma de cultivar mandioquinha em vasos é através de estacas. A propósito, são fáceis de encontrar em lojas de jardinagem. Ademais, são partes do caule da planta original que gera a mandioquinha.

Essas estacas possuem brotações que facilitam o processo de plantio desse alimento. Por isso, o método para obter mudas da batata doce difere desse e não funciona, visto que a mandioquinha pode apodrecer se for deixada em um copo de água.

Veja como cultivar mandioquinha em vasos

Para cultivar mandioquinha em vasos, você deve seguir uma receita que começa com a preparação do solo. Sendo assim, sempre encontre um recipiente que tenha um furo e com uma boa profundidade para cultivar essa planta.

Portanto, não tente cultivar essa estaca em vasos rasos, já que as raízes precisam se desenvolver com bastante espaço. Além disso, você precisa cobrir o fundo com argila. Em seguida, cubra-o com uma manta própria para drenagem antes de preparar um substrato bem aerado.

Logo, quanto mais leve o solo, menor a resistência que as raízes terão que suportar para se desenvolver. Então, escolha um vaso com 50 cm de altura para preparar uma terra com bastante espaço.

Por fim, cubra o solo com palhas para proteção e depois prepare o adubo para cultivar mandioquinhas saudáveis no vaso.

Como adubar mandioquinha

Um fator muito importante para adubar mandioquinha no vaso é adicionando o famoso fertilizante bokashi. Pois, ele conta com os nutrientes necessários para que essa planta tenha um desenvolvimento saudável.

Quanto à umidade, o ideal é se manter atento durante o início do cultivo. Dessa maneira, veja se o solo está úmido o suficiente com o dedo na terra, porque se ele sair limpo do solo, então você precisa regar.

Confira também: Aprenda como escolher plantas para comprar de forma inteligente

CHEIRINHOS para CASA: aprenda a fazer os MELHORES e mais BARATOS AROMATIZANTES CASEIROS

Carregando comentários aguarde...
...