Anúncio

Como usar o vinagre como inseticida?

Conheça os benefícios do vinagre para a sua horta!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Afonso Cláudio, 30 de junho de 2022, por Sônia Lopes — Quer aprender a utilizar o vinagre como inseticida? Confira hoje, aqui no Horta Jardim & Cia do Folha GO, os melhores truques caseiros para combater pragas na sua horta. Aprenda a utilizar esse produto que é muito em nossas casas, para acabar com os insetos e demais pragas que ameaçam as suas plantas.

Continua depois da publicidade

Quer aprender como usar vinagre como inseticida? Descubra os segredos que ninguém te contou antes

Para quem tem uma horta em casa, não é novidade que o vinagre é um grande aliado. Afinal, ele ajuda a germinar sementes e até acabar com ervas daninhas. Além disso, também é possível usá-lo como antifungo e até como inseticida.

Continua depois da publicidade
Como usar o vinagre como inseticida? Foto: Canva Pro

Leia também: Veja como eliminar cupim com ingrediente natural e seguro

Entendendo o benefício do vinagre para as plantas

Cuidar de plantas é uma tarefa delicada que exige um ambiente limpo. Sobretudo, porque é muito fácil contaminar um vaso ou instrumento com uma planta doente. Dessa forma, usar o vinagre para limpar os equipamentos é uma boa opção.

Além da ação desinfetante, o vinagre também ajuda a equilibrar o calcário na água. Por isso, muitas pessoas adicionam uma pequena quantidade desse produto para regar. Enriquecendo, então, o solo no processo.

Há plantas que se beneficiam da acidez do vinagre, como o morango e o limão. Logo, quando é aplicado nas regiões que há essas plantas, ele tem mais uma ação. Enquanto protege contra fungos e parasitas, nutre o solo e fornece o ph adequado.

Como aplicá-lo para acabar com insetos?

Existem várias misturas eficazes com o vinagre. A melhor delas, no entanto, é baseada em água e o produto puramente. Assim, sua aplicação é feita com um borrifador direto nas plantas. Porém, é necessário tomar alguns cuidados durante o processo.

Da mesma forma que há plantas que reagem bem à acidez, tem aquelas que chegam a morrer. Por isso, antes de usar qualquer mistura, faça uma pesquisa sobre as plantas que você tem. Desse modo, poderá usar a quantidade adequada.

Quando as plantas já estão sendo atacadas por pulgões, por exemplo, o vinagre pode ser usado. Afinal, suas propriedades incluem tanto prevenção, quanto combate. Dessa forma, basta adequar seu uso de acordo com cada caso.

Bônus: vinagre contra ervas daninhas

Toda horta, todo jardim e pomar sofrem com a presença de ervas daninhas. Especialmente, porque elas roubam os nutrientes do solo, afetando negativamente as outras plantas. Portanto, elas devem-se eliminadas rapidamente.

Para tanto, as pessoas costumam usar herbicidas de todas as naturezas. Assim o que poucos sabem é que o vinagre pode ajudar nesse processo. Basta misturá-lo com suco de limão concentrado e, em seguida, borrifar nas ervas invasoras.

No entanto, preciso tomar muito cuidado para molhar as outras plantas com essa mistura. Afinal, ela altamente ácida e pode matá-las também. Logo após remover os restos das ervas, é preciso verificar a necessidade de fertilização do solo.

Usar vinagre como inseticida
Como usar o vinagre como inseticida? Foto: Canva Pro

Sugestão de leitura

Se você está se perguntando como dar mais cor ao seu jardim, confira este artigo do Estadão, publicado por Marcelo Lima em 1.º de fevereiro de 2022.

Por fim, leia também: Como secar e torrar sementes de abóbora para consumir como petisco: veja agora

Carregando comentários aguarde...
...