Descubra 6 segredos para uma horta de sucesso: tenha altas produtividades
Veja dicas para fazer uma horta incrível em sua casa, e aprenda algumas técnicas de manejo do solo e das plantas!
Rio de Janeiro, 17 de março – Está pensando em começar uma horta em sua casa? Veja aqui no Horta, Jardim e Cia, quais são os 6 segredos para ter uma horta de sucesso em sua casa e aprenda técnicas de manejo do solo, para receber diferentes tipos de culturas e obter altas produtividades.
Veja abaixo, como cultivar frutas, verduras e legumes em sua casa, livre de agrotóxicos e perfeitos para serem consumidos in natura ou em receitas.
Aprenda 6 segredos para ter uma horta de sucesso em sua casa
Aprenda algumas técnicas de manejo do solo e das plantas, para ter uma horta de sucesso em sua casa colher hortaliças suculentas e cheias de nutrientes.

Leia também: Plantas para presentear cada signo do zodíaco: veja quais são e acerte na surpresa
Faça uso de sementeiras
É fato que, para iniciar uma horta da maneira correta, é necessária uma sementeira. As sementeiras são bandejas feitas em isopor ou plástico, mas você também pode utilizar copinhos descartáveis para criar as mudinhas.
À terra, também conhecida como substrato, pode ser encontrada em estabelecimentos agrícolas. No substrato úmido você pode plantar até 3 sementes, pois as chances serão de que apenas uma delas consiga se desenvolver e transformar-se em muda.
É fundamental que a terra seja boa
O local onde irá cultivar sua horta deve ser uma superfície plana, com boa disponibilidade de água, bem como iluminação adequada.
O aconselhável é que as hortaliças fiquem expostas ao sol durante 4 a 5 horas diárias.
Para afofar o solo, você precisará revirar à terra a cerca de 15 centímetros de profundidade, bem como retirar pedras, matos e quaisquer outros tipos de lixos que possam ter no local.
Faça uso de brita e bidin
O ideal é colocar uma camada de bidin sobre uma camada de brita bem, no fundo no canteiro da horta – isto melhora muito a drenagem na água.
Tendo estes cuidados, você evitará que o solo endureça e desmanche-se.
Opte por canteiros
Canteiros são super práticos. É muito melhor cultivar sua horta num canteiro do que em fileiras longas. Todavia, lembre-se que os canteiros precisam elevar a cerca de 10 a 15 centímetros do chão e estarem a, no mínimo, 40 centímetros de distância um do outro.
O ideal é plantar na vertical
O espaço da sua casa possibilita o plantio na vertical? Não pense duas vezes e faça isso!
Dessa forma, será possível apoiar em estacas, cercas e treliças, as frutas, vegetais e legumes, tais como tomates, ervilhas, feijões, melões e abóboras.
Aliás, plantas que se desenvolvem na vertical, recebem maior circulação de ar ao redor de suas folhas e ajuda a reduzir significativamente, o surgimento de doenças causadas por fungos.

Intercale culturas
Você pode intercalar cultivos, pois esta é uma prática que só é beneficial ao jardineiro. Dessa forma, você irá conseguir colher várias culturas em um canteiro só.
No entanto, é bom que pesquise quais tipos de plantio são compatíveis entre si. A colheita de alface, por exemplo, pode ser seguida da de rúcula, enquanto a de manjericão pode ser seguida pela de cebola.
Por fim, leia também: Como adubar a terra com esterco corretamente? Confira aqui dicas importantes
Descubra as 5 principais PRAGAS nas PLANTAS e como COMBATER


