Anúncio

O pé de tomate não está dando frutos bem formados? Saiba o que pode estar acontecendo

Aprenda os motivos que podem estar levando seus tomates a não se desenvolverem

Foto do revisor (Elizandra Costa)
Revisado por: (Elizandra Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 27 de maio de 2022, por Rodrigo Guimarães – Se o tomate não se desenvolve, saiba, hoje no Horta, Jardim & Cia, como resolver o problema para cultivar corretamente e não ter esse alimento prejudicado pela falta de cuidados essenciais para o tomateiro. Afinal, esse é um dos legumes mais versáteis para se cultivar em casa, já que pode ser usado nos mais diversos pratos culinários.

Continua depois da publicidade

Saiba como resolver o problema quando o tomate não se desenvolve

Só quem cultiva tomateiros sabe o quanto essa planta estar suscetível ao ataque de pragas. Afinal, o tomate é um fruto tão querido pelas pessoas quanto pelos micro-organismos. Portanto, saiba como resolver o problema quando o tomate não se desenvolve devido às pragas.
Conhecendo as pragas mais comuns, você vai encontrar quais são as maneiras de resolver esse problema. Afinal, sempre que notar o aparecimento de quaisquer micro-organismos, é preciso combater antes que destruam seu tomateiro.

Continua depois da publicidade

Então, leia a seguir: Conheça A Flor Que Abre De Dia E Fecha À Noite E Cultive-A Em Seu Jardim

Ataque por bactérias

O tomate não se desenvolve - Reprodução Canva
O tomate não se desenvolve – Reprodução Canva

O ataque por bactérias é muito comum nos tomateiros, pois essas pragas são seres unicelulares e podem chegar até a planta através do ar, umidade e até mesmo por insetos vetores.

Ataque por fungos

Principais vilões dos tomateiros, os fungos são responsáveis por destruírem lavouras inteiras se não forem combatidos a tempo. Por isso, o fungicida consome até 15% dos custos de produção com a agricultura relacionada ao tomate.

Ataque de Nematoides

Micro-organismos finos que atacam e sugam os alimentos enquanto injetam substâncias tóxicas nas raízes das plantas e fazem com que os vegetais percam o vigor e se desenvolvam pouco na parte aérea.

Ataque por vírus

Os vírus também não perdoam os tomates e podem causar grandes perdas na produção de tomateiros. Portanto, é sempre bom analisar sua planta para identificar o ataque dessas pragas por exames laboratoriais. Visto que o visual não é suficiente para atestar o ataque viral.

Saiba como resolver o problema

Agora que você já viu que as pragas são as principais responsáveis quando o tomate não se desenvolve. Saiba que os cuidados para resolver isso são: adoção de rotação de culturas; garantia de que o solo não possui ervas daninhas; destruição de restos de outras culturas totalmente do solo depois da colheita; utilização de insumos para combater as pragas e desinfecção de equipamentos usados no contato com os tomateiros.

Saiba mais cuidados com sua horta

Assim como os tomateiros, outras plantas podem apresentar baixo rendimento caso estejam sofrendo ataques de pragas, portanto, veja mais cuidados nesta matéria do Casa Vogue, publicada em 27 de junho de 2020, por Vanessa D’Amaro.

Por fim, leia também: Quer Fazer Mudas E Plantar Babosa? Saiba Que É Possível Fazer Através Da Folha

Especial MÊS DAS NOIVAS: BEM CASADO a MELHOR receita com MARCIA SIQUEIRA

Carregando comentários aguarde...
...