Anúncio

Roseiras sem flores? Veja o que pode estar acontecendo e saiba o que fazer

Confira dicas para cuidar de sua roseira

Anúncio


Continua depois da publicidade

As rosas são uma das flores mais populares no mundo, além de lindas são cheirosas. Porém, muitas roseiras em algum período ficam sem florescer e o cultivador não sabe o que pode estar causando isso. Então, hoje, 13 de janeiro de 2022, aqui no Blog Horta, Jardim & Cia trazemos algumas dicas para roseira estar sempre com flores.

Continua depois da publicidade

Saiba o que pode estar deixando sua roseira sem flores

Em suma, quando uma roseira está sem florescer pode ser falta de adubo e poda, pois é uma planta que deve ser podada regularmente para retirar os galhos ruins, brotos doentes e flores velhas.

Confira abaixo mais informações sobre isso e veja algumas dicas de cuidado com sua roseira para ter ela sempre florescendo.

Continua depois da publicidade

Leia mais: Adubo com carvão: saiba como fazer um poderoso fertilizante para as suas plantas

Não está florescendo, o que fazer?

Roseiras sem flores? Veja o que pode estar acontecendo. Foto: Canva Pro.

A roseira não é uma planta exigente, por isso é fácil de ser cultivada. Contudo, ela precisa de cuidados para estar sempre recebendo nutrientes para crescer saudável e florescer.
É muito importante cuidar do local que sua roseira está plantada, o solo deve estar em pH neutro (entre 6,5 e 7), além disso é interessante que faça uma mistura de esterco com farinha de ossos para adubar o solo.

Também é muito importante que a roseira tenha contato direto com a luz solar, colocá-la em local que receba pelo menos 6 horas de sol diariamente, além de ser um local que não receba muita chuva, pois a roseira é uma planta sensível à umidade, na qual pode acabar crescendo fungos nas folhas e prejudicar a planta.

Adubo caseiro

Roseiras sem flores? Veja o que pode estar acontecendo. Foto: Canva Pro.

Embora tenha utilizado a mistura de esterco com farinha de ossos, o solo da roseira precisa estar bem adubado e o adubo caseiro é a melhor opção. O processo de adubação na roseira deve ser feito 3 vezes por ano. Nesse adubo caseiro você usa:

  • 200g de pó de ossos;
  • 200g de café em pó;
  • 2kg de mistura orgânica.

Misture esses itens e coloque-os ao redor da planta. É importante ter atenção a quantidade, pois muito adubo é prejudicial para a roseira, o que queima suas raízes. Se desejar cultivar a roseira em vasos, o processo é o mesmo, sempre lembrando de não misturar muito com a terra para não atingir a raiz.

Você também pode usar terra argilosa e mistura com 1 terço de areia para que o solo tenha boa circulação de ar e não fique sufocado.

Como podar roseiras

Roseiras sem flores? Veja o que pode estar acontecendo. Foto: Canva Pro.

Para podar sua roseira de arbustos você pode seguir os passos abaixo:

  1. A princípio, limpe o solo para remover os galhos, flores e folhas velhas;
  2. A base é o ponto mais forte e central da roseira, medindo a planta na altura média de 1 metro, removendo os galhos finos que passarem dessa altura
  3. Não retire os galhos grossos e fortes;
  4. Faça cortes diagonais.

Para podar roseiras pequenas, o procedimento é mais pesado, pois é necessário que cresça novos galhos e flores:

  1. Da mesma forma, faça uma limpeza do solo, removendo os galhos, flores e folhas ruins;
  2. Corte os galhos deixando-os com no máximo 25cm a partir da bifurcação no “tronco”
  3. Corte sempre na diagonal.

Não existe um período exato para podar sua roseira, esse procedimento pode ser feito no primeiro ano da planta e sempre que tiver muitos galhos ruins e folhas fracas. Porém, é interessante que para uma poda mais severa, seja realizada no início do inverno, para que tenha um bom florescimento na primavera.

Por fim, gostou de conhecer as dicas para roseira estar sempre com flores? Desse modo, não perca tempo e aproveite!

Veja também: Descubra 6 segredos para não matar as suas suculentas

Dúvidas no preparo do adubo orgânico?! Herborista tem dicas sobre o tema e sobre cuidado com plantas

Carregando comentários aguarde...
...