Anúncio

Veja os segredos para o cultivo da taioba; nutritiva e saborosa!

Aprenda a plantar e aproveite todos os benefícios desse vegetal incrível

Foto do revisor (Elizandra Costa)
Revisado por: (Elizandra Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 26 de maio de 2022, por Ingrid Fernandes – Você sabe os segredos para o cultivo da taioba? Hoje, o Horta, Jardim & Cia vai te ensinar. Vamos te dar muitas dicas incríveis e simples de como cultivar a taioba e aproveitar todos os benefícios desse vegetal incrível. Ficou interessado? Então, leia até o final e confira!

Continua depois da publicidade

Saiba mais sobre a taioba

A taioba é uma planta originária da América do Sul. Contudo, apesar dela ser nativa do nosso continente, seu uso como alimento não é muito conhecido por aqui, a nível nacional. A região sudeste é onde a taioba é mais popularmente consumida, devido a crescente propagação da tendência de comida PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais) nos centros urbanos.

Continua depois da publicidade

Ademais, além de poder ser consumida em recheios de tortas, cozidos, refogados e sopas, a taioba, que também é conhecida como orelha-de-elefante, é uma linda planta ornamental. Afinal, com folhas grandes, de um verde lustroso, ela enfeita jardins e vasos.

Já deu para perceber que saber os segredos para o cultivo da taioba é algo que só traz benefícios, não é mesmo? E é sobre isso que falaremos a seguir.

Em seguida, confira também: Como Fazer O Cultivo Da Barba-De-Moisés? Veja O Passo A Passo

Quais os segredos para o cultivo da taioba?

A taioba é um vegetal rústico que não é difícil de cultivar. Porém, é importante oferecer as condições necessárias para ela se desenvolver plenamente. Dentre essas condições, podemos citar:

  • Solo bem drenado, rico em matéria orgânica e que tenha um pH não muito ácido;
  • A taioba é bem flexível quanto à luminosidade, pois se adapta bem tanto ao sol pleno quanto à meia sombra. Porém, se você for cultivá-la em vasos, deixe-os próximo a janelas por onde entre uma boa dose de luz solar por dia;
  • As regas devem ser feitas de modo que o solo fique sempre úmido, mas sem encharcamento, principalmente durante o crescimento da planta.

Para fazer o plantio, basta tirar um pedaço do seu próprio bulbo ou algum bulbo secundário que nasce nas laterais do principal e plantar direto na terra, a 10 cm de profundidade. Se você for plantar a taioba em vasos, opte por aqueles que tenham uma boa capacidade, ao menos 30 litros e plante apenas 1 pé por recipiente.

Já para o plantio no chão, deixe um espaço de 1 metro quadrado entre as plantas. Assim, se você seguir direitinho essas dicas de segredos para o cultivo da taioba, em cerca de 70 dias você já poderá retirar as primeiras folhas e consumi-las.

Quais os benefícios do consumo da taioba?

Quais os benefícios do consumo da taioba - Reprodução Canva
Quais os benefícios do consumo da taioba – Reprodução Canva

A taioba possui mais nutrientes, como a vitamina A, do que muitas das hortaliças comumente consumidas, como a cenoura e o brócolis, por exemplo. Além disso, ela auxilia no processo digestivo, acelera o metabolismo, tem efeito detox e ajuda a perder peso.

Por conter toxicidade se consumida crua, a taioba deve ser completamente cozida antes de ser comida. Mas as propriedades são mantidas após o cozimento e seu consumo só traz benefícios.

Gostou de aprender os segredos para o cultivo da taioba?

Então, leia também essa matéria da Vanessa D’Amaro para a Casa Vogue, publicada em 27 de junho de 2020!

Agora, saiba mais: Morango Em Penca? Saiba Aqui Todos Os Segredos De Um Cultivo De Sucesso

Descubra as 5 principais PRAGAS nas PLANTAS e como COMBATER

Carregando comentários aguarde...
...