Anúncio

Como cortar cebola sem chorar? Confira dicas preciosas, práticas e super interessantes

Sem lágrimas na hora de preparar as receitas

Anúncio


A cebola é um vegetal super utilizado no preparo de diversas receitas, que deixa os pratos mais saborosos e perfumados. Mas você já se perguntou como cortar cebola sem chorar? Ou ainda, por que choramos cortando a cebola? Pois bem, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go preparou hoje (08/11) dicas maravilhosas para te ajudar a cortar e descascar essa delícia sem derramar lágrimas.

Continua depois da publicidade

Confira, portanto, truques super interessantes, práticos e que realmente funcionam! Saiba por que choramos cortando a cebola e como evitar esse chororô todo.

Dicas de como cortar cebola sem chorar

Todo mundo já derramou algumas lágrimas cortando cebola. Isso se deve a um fator químico relacionado à liberação de enzinas quando cortamos o vegetal. Quando as enzimas entram em contato com outras células, formam o ácido sulfínico, responsável por irritar os olhos.

Embora seja quase uma regra lagrimejar quando se está manuseando o vegetal, há algumas formas super interessantes que você pode utilizar para não chorar à toa.

Assim sendo, confira agora mesmo dicas de como cortar cebola sem chorar!

Leia também: Conheça o segredo para o ovo não grudar na panela de alumínio quando fritar! Confira

Continua depois da publicidade

Água na boca

Como cortar cebola sem chorar? Confira dicas preciosas, práticas e super interessantes
Como cortar cebola sem chorar? Confira dicas preciosas, práticas e super interessantes – Imagem: Canva Pro

Essa técnica é super eficaz e vai te ajudar a não chorar na hora em que for descascar a cebola. Basta, então, colocar um pouco de água na boca, pois a água vai absorver o ácido quando ele entrar pelo nariz.

Continua depois da publicidade

De modo semelhante, você pode tampar o nariz e deixar a boa aberta, de preferência com a língua para fora. Isso vai permitir que a umidade bucal absorva o ácido e não cause o desconforto nos nervos olfativos e lacrimais.

Use um ventilador

Na hora do corte da cebola, várias substâncias são exaladas. Duas delas (óxido sulfúrico e a enzima alinase) se juntam formando o ácido sulfínico que irrita os olhos.

Desse modo, você pode evitar a formação de lágrimas (que se formam para lavar os olhos) usando um ventilador, pois o vento vai afastar as substancias do seu rosto. Portanto, ligue o aparelho antes de começar a cortar a cebola.

Use bastante água

A água é o agente mais poderoso contra a ação das substâncias que irritam os olhos. Dessa forma, você pode cortar a cebola embaixo da água ou ainda encharcar o vegetal antes de cortá-lo.

Quente e frio

Usamos a cebola em muitas receitas cozidas, para temperar carnes, ensopados e muito mais. Dessa maneira, você pode usar a temperatura a seu favor e evitar o choro durante o corte.

Para isso, basta descascar a cebola e mergulhá-la inteira em água morna. deixe o vegetal por 5 minutos e depois utilize-o.

Outra forma é colocar a cebola inteira no freezer por 15 minutos antes de pinicá-la. Temperaturas altas e baixas inativam a alinase e impedem, portanto, a formação do ácido.

Leia ainda: Como salvar comida apimentada? Confira dicas para sair desse sufoco sem desperdiçar a sua receita

Veja como HIGIENIZAR FRUTAS VERDURA E LEGUMES (passo a passo completo)

Confira, portanto, o passo a passo!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais