Anúncio

Como manter o orçamento dentro do previsto? Veja dicas de economia doméstica ao ir ao supermercado

Saiba como é possível não ultrapassar o orçamento

Anúncio


Na hora de fazer as compras é quase impossível não se assustar com o preço dos produtos, não é mesmo?  Com uma inflação alta, é interessante e inteligente traçar estratégias para não ultrapassar o orçamento e assim ser possível gastar apenas o necessário. Desse modo, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go preparou nesse sábado (03/10) dicas de economia doméstica ao ir ao supermercado.

Continua depois da publicidade

Você verá que é mais simples do que se costuma imaginar não ultrapassar aquilo que você colocou como meta de gasto. Além disso, economizar no supermercado é uma das formas de exercer a economia doméstica, a qual consiste em desenvolver uma consciência para consumir de forma equilibrada e sem exageros.

Dicas de economia doméstica ao ir ao supermercado

A economia doméstica não é só uma forma de evitar gastos desnecessários. É de fato um movimento que surgiu após a Revolução Industrial e tem como principal objetivo despertar nas pessoas o desejo de organização com relação aos gastos com a casa e família.

Com o consumo equilibrado e o uso dos recursos (como água e energia) feitos de forma consciente, é possível ter uma melhor qualidade de vida e também preservar o meio ambiente para as gerações futuras.

Tendo isso em vista, confira agora mesmo dicas de economia doméstica ao ir ao supermercado.

Leia também: Veja as frutas da época para economizar e confira dicas de como reduzir o orçamento familiar

Continua depois da publicidade

Faça uma lista

Como manter o orçamento dentro do previsto? Veja dicas de economia doméstica ao ir ao supermercado
Como manter o orçamento dentro do previsto? Veja dicas de economia doméstica ao ir ao supermercado – Imagem: Ricardo Matsukawa/VEJA

Parece brega, mas levar a lista com o que você precisa comprar no supermercado é super importante. Não apenas para economizar, mas para não esquecer de nada.

Continua depois da publicidade

Com uma lista em mãos, você tem menos chances de levar para casa algo que não está em falta. Além disso, você vai economizar bastante tempo, pois saberá o que exatamente vai comprar.

Programe-se para as compras

Faça uma compra mensal ou a cada 15 dias. Com esse frequência, você vai apenas repor o que está faltando na dispensa e não precisará comprar tudo de uma vez só.

Faça substituições quando possível

No supermercado há uma variedade imensa de produtos. Dessa forma, quando for comprar algum item, opte pelo que tem o valor mais em conta.

Alguns estabelecimentos usam uma estratégia de vendas que leva o consumidor a escolher o produto mais caro: a posição dos itens.

Assim sendo, sempre confira os produtos que estão acima e abaixo da linha dos olhos, você verá a diferença dos preços imediatamente.

Em resumo, não leve tudo que vê pela frente, confira os preços e faça as substituições adequadas.

Não leve as crianças

É difícil economizar no mercado quando as crianças vão junto. Por isso, evite levar os pequenos para as compras.

Caso não seja possível, combine com elas antes e converse sobre o que pode ser comprado.

Estipule um valor e mantenha o foco

Determine quanto você vai gastar nas compras, aproveite as promoções e sempre verifique a validade dos produtos.

Não caia na tentação de achar que “não passou muito”, pois o dinheiro poderia ser usado em outra coisa.

Leia ainda: Qual a melhor carne para moer: confira as opções para economizar

Como ECONOMIZAR GÁS? Veja dicas infalíveis

Confira!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais