Anúncio

Cuidados com a tábua de cortar carne: saiba como aumentar a vida útil do utensílio

Procedimentos simples que fazem total diferença

Anúncio


Mesmo se você não é daquele tipo que adora cozinhar,  certamente sabe que a tábua de cortar é um item importante na cozinha. Isso, porque ela é super versátil e garante praticidade na rotina diária. Assim sendo, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go preparou esse artigo hoje (11/06). Assim você saberá os cuidados com a tábua de cortar carne. Confira!

Continua depois da publicidade

Além disso, saiba como fazer um procedimento super interessante e necessário que só traz benefícios: a selagem da tábua.

Dicas de cuidados com a tábua de cortar carne: saiba como aumentar a vida útil do utensílio
Dicas de cuidados com a tábua de cortar carne: saiba como aumentar a vida útil do utensílio – Imagem: Divulgação thony

Veja ainda: Plantas que combinam com a cozinha: dicas certas para decorar o espaço

Cuidados com a tábua de cortar carne: como selar

Se você tem uma tábua de cortar carne feita de madeira é imprescindível que você faça a selagem do utensílio. Afinal, esse processo evitará o apodrecimento do material. Assim, não precisará jogá-lo fora com pouco tempo de uso. Em mesmo sentido evitará  possíveis infecções por micro-organismos.

Ora, a madeira é um material que pode apodrecer com o contato constante com a água. Assim é exatamente isso que ocorre quando as carnes, vegetais, frutas e outros alimentos são cortados na tábua de madeira.  Portanto, o líquido presente nos alimentos entra nas pequenas linhas da tábua e se armazenam.

Assim sendo, a selagem vai criar uma capa protetora e impermeabilizante fazendo com que esse problema de acúmulo de líquidos não aconteça. Para fazer a selagem da sua tábua de madeira, você precisa apenas de óleo (que também pode ser óleo mineral) e papel toalha.

Continua depois da publicidade

O procedimento é super simples e consiste somente em derramar uma quantidade considerável de óleo na madeira. Depois espalhar por toda a tábua, inclusive nos lados. E então tirar o excesso com um papel toalha seco.

Continua depois da publicidade

Feito isso, você deverá deixar a tábua descansando por um dia inteiro, antes de começar a usá-la. Afina, esse é o tempo necessário para que a madeira absorva todo o óleo.

No entanto, a selagem da tábua de cortar carne deve ser feita pelo menos uma vez por mês, e não somente quando ela foi comprada, ok? Esse processo constante vai manter a capa protetora.

Outros cuidados

Você também pode ter outros cuidados com a tábua de cortar carne, para fazer com que o utensílio dure mais tempo.

Assim sendo, essas dicas são super interessantes nesse contexto:

  • Evite água quente, pois ela pode retirar mais rapidamente o óleo que foi usado para impermeabilizar;
  • Lave a tábua sem detergente, pelo mesmo motivo anterior. Porém, se a tábua não estiver suja de ingredientes com odores fortes, tais como alho e peixe, a dica é passar água fria, sem precisar da esponja. Se preciso, pode-se usar o lado áspero da esponja, mas será preciso reforçar o tratamento com óleo depois que a tábua secar;
  • Seque à sombra e lixe a tábua periodicamente.

Leia também: Bugigangas da China que ajudam na cozinha: conheça utensílios versáteis a um click de distância

Aprenda como fazer sabão caseiro

Veja essas dicas valiosas de como fazer sabão em casa. Aprenda com a empresária Laysa Roberta, um modo bem prático e simplificado.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais