Anúncio

Cuidados especiais com as tábuas de carne: veja dicas de conservação e segurança alimentar

Tábua de carne durável e com menos bactérias

Anúncio


Ao adquirir um utensílio para casa, a intenção é que ele dure bastante tempo, não é mesmo? Além disso, o objetivo é que ele seja capaz de auxiliar e facilitar na realização das tarefas do dia a dia. Tendo isso em vista, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go preparou nessa quinta-feira (28/10) uma série de cuidados especiais com as tábuas de carne que você precisa conhecer.

Continua depois da publicidade

Desse modo, saiba como preservar melhor esse item super eficiente e útil para que ele seja melhor conservado e não coloque a sua saúde e a saúde da sua família em risco.

Dicas de cuidados especiais com as tábuas de carne

As tábuas de carne são de grande utilidade na rotina doméstica, pois além das carnes, elas são superfícies perfeitas para o corte de legumes e verduras.

No mercado há diversos tipos, mas as mais comuns são as de madeira. Dessa forma, as tábuas de cortar carne feitas com esse material estão mais sujeiras à contaminação.

Isso porque o material rentem mais umidade nos sulcos e frestas, podendo ser um ótimo lugar, quentinho e úmido, para as bactérias e outros micro-organismos se desenvolverem.

A boa notícia é que com algumas dicas você conseguirá manter o risco dessa contaminação bem baixo, além de conseguir fazer com que a sua tábua dure mais tempo.

Continua depois da publicidade

Portanto, confira agora mesmo os cuidados especiais com as tábuas de carne e inclua-os em sua rotina.

Continua depois da publicidade

Leia também: Segredo das facas bem afiadas: confira dicas seguras e práticas que vão te ajudar

Tábua nova? Faça a selagem

Cuidados especiais com as tábuas de carne: veja dicas de conservação e segurança alimentar
Cuidados especiais com as tábuas de carne: veja dicas de conservação e segurança alimentar – Imagem Canva Pro

Quando você adquiri uma nova tábua de madeira para cortar carne é necessário que antes do primeiro uso você faça a selagem, pois o processo cria uma camada impermeabilizante na madeira fazendo com que os líquidos não apodreçam (alongo prazo) o material.

Dessa forma, basta aplicar uma boa quantidade de óleo vegetal (aquele utilizado na cozinha mesmo), espalhar por toda a superfície da tábua, dos dois lados, nas laterais e também no pegador.

Depois, basta retirar o excesso com papel toalha. Você vai perceber que a tábua vai ficar um pouquinho mais escura, mas é super normal.

Vale salientar que a selagem deve ser feita pelo menos uma vez por mês para manter a capa impermeabilizante sempre funcional, ok? Nesse caso chamamos de hidratar a tábua.

Evite lavar com detergente e água quente

Água quente e detergente formam uma mistura poderosa contra as gorduras. Quando você lava a tábua com um ou outro (ou os dois), retira a camada protetora que fez com o óleo.

Então, prefira lavar a tábua com água fria, sem esfregar e aplicar sabão. Se o cheiro dos alimentos estiver muito forte, basta passar um pouquinho mais de óleo, o mesmo que você usou para selar a madeira.

Seque à sombra

Madeira muito úmida e em local sem ventilação é sinônimo de bolor. Mas você também não deve secar utensílios de madeira ao sol, pois podem rachar.

Portanto, coloque para secar em locais de sombra e ventilados; assim, você evita rachaduras que podem ser irreversíveis e também o acúmulo de bactérias.

Leia ainda: Utensílios de madeira são seguros na cozinha? Confira prós e contras

5 MISTURINHAS CASEIRAS mágicas para ajudar na FAXINA

Com a correria do dia a dia, saber qual produto utilizar em cada local de limpeza pode fazer toda diferença. Então, para dar essa mãozinha para você, vamos ensinar hoje 5 misturinhas mágicas que vão fazer toda diferença na hora da faxina.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais