Anúncio

Utensílios de madeira são seguros na cozinha? Confira prós e contras

Assunto divide opiniões, mas pode ser contornável

Anúncio


Quem não se lembra da vó cozinhando com a boa e velha colher de pau, não é mesmo? Mas nem precisamos retornar à infância para lembrarmos desse item tão famoso, tradicional e querido. Inclusive, muito provavelmente, você possui uma delas em sua casa. Tendo isso em vista, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go preparou nessa terça-feira (15/06) esse artigo que trata justamente da saúde envolvendo os itens utilizados no preparo e armazenamento dos alimentos. Afinal, utensílios de madeira são seguros na cozinha?

Continua depois da publicidade

O assunto é bastante polêmico e divide opiniões, tanto da sociedade, como de alguns médicos. Um dos fatores que influenciam para a utilização desses utensílios está relacionado à cultura; entenda melhor na sequência.

Utensílios de madeira são seguros na cozinha? Confira prós e contras
Utensílios de madeira são seguros na cozinha? Confira prós e contras – Imagem: Divulgação opinioescertificadas

Leia também: É seguro deixar lixeira na pia da cozinha? Saiba agora mesmo e confira dicas

Utensílios de madeira são seguros na cozinha?

Essa é uma pergunta super comum e relativamente antiga. Isso porque esse assunto divide opiniões e gera alguns desacordos.

Se por um lado, os utensílios de madeira, como as colheres de pau, são utilizados em grande escala e já fazem parte da cultura brasileira (existe até um manifesto sobre, chamado de Manifesto da Colher de Pau, feito por Raul Lody, antropólogo e especialista em antropologia da alimentação), por outro lado, profissionais da saúde advertem para os perigos no uso de tais ferramentas.

Desse modo, as recomendações sanitárias propõem a exclusão desses itens na cozinha, pois a madeira é um material poroso que contém células e que está muito propenso a contaminações.

Continua depois da publicidade

Na opinião dos especialistas as tábuas de cortar carne e colheres de pau, por exemplo, são criadouros de fungos e bactérias, pois ficam alojados nos sulcos da madeira.

Continua depois da publicidade

Dessa forma, as pessoas que recomendam a aposentadorias dos utensílios de madeira no que diz respeito ao uso na cozinha, defendem a substituição por utensílios de plástico e silicone. Além disso, o mercado oferece diversas opções feitas com esses materiais.

Contudo, existe toda uma simbologia relacionada ao preparo e tradição na elaboração de vários pratos. Embora nos estabelecimentos gastronômicos os utensílios de madeira sejam proibidos, há formas de torná-los seguros em casa.

Para que isso seja possível, é indispensável manter uma rotina de higiene rigorosa e também trocar os objetos constantemente.

Cuidado rigoroso com os utensílios de madeira

Assim sendo, é mais que possível preservar as tradições sem esquecer a segurança do alimento. Então, você deve ter os seguintes cuidados com os utensílios de madeira:

  • Higienize periodicamente com água sanitária;
  • Nunca guarde seus utensílios molhados;
  • Hidrate a madeira passando óleo mineral em toda a superfície;
  • Preste atenção ao tempo de uso e troque as colheres e tábua quando notar aparência estranha ou após um mês de uso;
  • Evite utilizar a colher de pau para preparar todos os alimentos, use uma para cada.

Veja também: Cuidados com a tábua de cortar carne: saiba como aumentar a vida útil do utensílio

Conheça os 5 incríveis truques com limão que irão te ajudar e muito no seu dia a dia

Muitos não sabem, mas os limões são frutas bastante poderosas, que podem ser utilizadas não só na gastronomia, mas também no seu dia a dia. Por essa razão preparamos esse vídeo falando sobre os 4 tipos de limão mais populares no Brasil e de que forma essa fruta pode te ajudar nas tarefas diárias em sua casa. São 5 incríveis truques com limão que irão te fazer olhar para essa fruta com outros olhos!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais