Anúncio

É seguro deixar lixeira na pia da cozinha? Saiba agora mesmo e confira dicas

Segredo é manter uma boa rotina de higiene no ambiente

Anúncio


Todos nós sabemos que alguns cuidados com a cozinha são de suma importância, pois é um ambiente que merece uma atenção maior visto ser o local que preparamos nossa comida, mas que também é de fácil proliferação de bactérias a micro-organismos. Tendo isso em vista, é seguro deixar a lixeira na pia da cozinha? Sobre isso, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go preparou algumas dicas nessa segunda-feira (14/06); confira.

Continua depois da publicidade

Certamente você deve ter algum recipiente próprio para colocar o lixo da cozinha, como restos de alimentos, cascas e diversos outros. De fato ter uma lixeira na pia é super prático e habitual, embora algumas pessoas tenham nojo ou considerem esse costume prejudicial para a saúde.

É seguro deixar lixeira na pia da cozinha? Saiba agora mesmo e confira dicas
É seguro deixar lixeira na pia da cozinha? Saiba agora mesmo e confira dicas – Imagem: Divulgação lojaou

Veja também: Sabia que a esponja de lavar louças é um dos itens mais sujos da casa? Confira os cuidados

É seguro deixar a lixeira na pia da cozinha?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, sim, é seguro deixar a lixeira na pia da cozinha. É o que afirma o médico Paulo Olzon, clínico geral e infectologista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo):

O lixo orgânico não apresenta bactérias patogênicas capazes de provocar diarreia ou outros problemas.

De acordo com o especialista, para ter uma contaminação grave a ponto de gerar sintomas mais severos, a pessoa que cozinha ou faz uso do local precisa entrar em contato com outra pessoa que tenha alguma bactéria ativa.

Continua depois da publicidade

Assim sendo, não é necessário todo o alarde com relação à lixeira estar na pia. Contudo, obviamente, alguns cuidados com relação a isso são interessantes.

Continua depois da publicidade

Desse modo, é preciso ter uma rotina de higienização rigorosa; ou seja, nada de ter contato com o lixo da cozinha enquanto se está cozinhando. Após ter retirado o lixo lave bem as mãos com detergente.

Além disso, o recomendado é retirar o lixo todos os dias, mesmo se for bem pouco. Também é preciso lavar a lixeira sempre que ela for desocupada; isto é, todos os dias igualmente.

A acumulação de lixo orgânico, embora não seja, à primeira vista, uma fonte de contaminação, ela pode significar a proliferação de maus odores, mosquitos e insetos e eles sim, transmitem doenças, como baratas.

Portanto, colocar sacola na lixeira, lavá-la todos os dias, higienizar a pia com água sanitária no fim do dia, não acumular lixo e não negligenciar a limpeza das mãos é importantíssimo para evitar contaminação e aquele pulga atrás da orelha, ok?

Caso você seja uma pessoa super preocupada e desconfiada, opte por uma lixeira com pedal e a mantenha no chão, mas tenha todos os cuidados mencionados.

Leia também: Cuidados com a tábua de cortar carne: saiba como aumentar a vida útil do utensílio

Conheça os 5 incríveis truques com limão que irão te ajudar e muito no seu dia a dia

Muitos não sabem, mas os limões são frutas bastante poderosas, que podem ser utilizadas não só na gastronomia, mas também no seu dia a dia. Por essa razão preparamos esse vídeo falando sobre os 4 tipos de limão mais populares no Brasil e de que forma essa fruta pode te ajudar nas tarefas diárias em sua casa. São 5 incríveis truques com limão que irão te fazer olhar para essa fruta com outros olhos!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais